Implantação das culturas de verão avança no Rio Grande do Sul
Na cultura do milho, que está em fase de implantação, o ritmo de semeadura no período foi mais lento, elevando-se apenas 2%, alcançando 66% da área projetada
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou, na quinta (13), o Seminário de Agricultura de Precisão, realizado no formato virtual para capacitar mais de 260 instrutores da instituição de todo o país.
O treinamento tem o objetivo de introduzir a tecnologia de agricultura de precisão para novos instrutores. Os profissionais que já atuam nessa área também terão a oportunidade de atualizar as técnicas.
“O entendimento de novos conceitos e termos de agricultura de precisão são de extrema importância. Certamente, o conteúdo do seminário contribuirá com o trabalho dos instrutores junto aos produtores e trabalhadores rurais”, ressaltou a diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar, Janete Almeida.
A agricultura de precisão envolve o sistema de manejo e o uso de geotecnologias com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade na agropecuária.
No primeiro encontro do seminário, o professor Cristiano Zerbato, abordou os conceitos gerais de agricultura de precisão, as principais vertentes e os sistemas de informação geográfica.
“Previsões da FAO indicam um crescimento populacional e apontam que até 2050 o crescimento da demanda mundial por alimentos é de 40%. O Brasil tem o maior potencial no mundo para a produção de alimentos e a agricultura de precisão tem papel fundamental nesse processo”, destacou.
O Seminário de Agricultura de Precisão do Senar tem seis módulos e seguirá até o dia 17 de novembro. Nos próximos módulos, os participantes irão aprofundar os conhecimentos sobre GNSS e Direcionamento Automático; Amostragens Georreferenciadas de Solo e Geoestatística; Taxa Variada e Mapas de Produtividade; Sensoriamento Remoto Agrícola e Drones da Agricultura.
Portal EaD: O Senar oferece sete cursos a distância e totalmente online e gratuitos na área de agricultura de precisão. Para conhecer, acesse aqui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Na cultura do milho, que está em fase de implantação, o ritmo de semeadura no período foi mais lento, elevando-se apenas 2%, alcançando 66% da área projetada
Pesquisadores da Esalq-USP e colaboradores mostraram que a taboa é capaz de retirar de solos contaminados até 34 vezes mais manganês do que outras plantas encontradas em ambientes semelhantes