FMC Corporation anuncia acordo para aquisição de Cheminova por US$ 1,8 bilhões
A crescente demanda do setor por mão de obra qualificada para trabalhar com equipamentos de irrigação levou o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) a desenvolver o Programa de Capacitação para Agricultura Irrigada, que está em fase final de conclusão. A novidade foi apresentada pelo chefe da Divisão Técnica do SENAR-RS e presidente do Clube da Irrigação, João Augusto Telles, durante a abertura do 24º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird), realizada nesta segunda-feira (8/9).
“Em todas as reuniões que participamos os produtores falam da necessidade de capacitação para poderem utilizar irrigação. Essa é a demanda e o SENAR está junto com o produtor, por isso estamos criando esse programa. Hoje, o Brasil tem 6 milhões de hectares irrigados e temos potencial para chegar a 30 milhões”, ressalta.
Telles revela que o projeto será inspirado no Programa de Agricultura de Precisão do SENAR, pois assim como acontece nessa área, os produtores e trabalhadores precisam aprender a manusear equipamentos de grande complexidade na irrigação. Para ele, as duas tecnologias integradas irão beneficiar todas as cadeias produtivas da agropecuária (grãos, pecuária, horticultura, etc) e ajudarão o Brasil a produzir mais alimentos sem aumentar a área cultivada, premissa da agricultura sustentável atual.
“A produtividade de um hectare irrigado representa três vezes a de um hectare de sequeiro. Estamos construindo um programa que vai se ajustar para todas regiões do Brasil e com a capilaridade do SENAR vamos ajudar a ter uma agricultura irrigada cada vez mais pujante no Brasil”, declara Telles.
O assessor técnico do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS), Rafael Nascimento da Costa, explica que o treinamento vai atender a necessidade de qualificação profissional de produtores e técnicos envolvidos no segmento, além de divulgar o que é e qual a importância da irrigação para a produção de alimentos. “Esse programa está sendo desenvolvido a quatro mãos. Temos a participação da indústria, da área de pesquisa, do setor público e de organizações de produtores irrigantes”, observa.
A solenidade de abertura também contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Distrito Federal (FAPE-DF), Renato Simplício, do secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, e de representantes da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (Abid), da Agência Nacional de Águas (Ana), da Embrapa, do Governo Federal, da Emater-DF e do Sebrae. O evento – que tem como tema “Reservação e alocação das águas para a agricultura irrigada” –, está sendo realizado na sede do Sistema CNA/SENAR, em Brasília, e segue até o dia 12 de setembro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura