Seminário Cooplantio auxilia produtor na tomada de decisões

22.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Jefferson Bernardes

O 26º Seminário Cooplantio iniciou nesta segunda-feira (20), no Centro de Eventos do Hotel Serrano, em Gramado, na Serra Gaúcha, com o tema o "Produtor como diferencial no agronegócio - Inovar para crescer". Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto, Daltro Benvenuti, destacou que um dos objetivos do evento é auxiliar o produtor na tomada de decisões. "Levamos conhecimento e informação. Por isto batemos recordes de produtividade a cada ano", explica.

O administrador de empresas Carlos Alberto Julio, professor da USP, ESPM e FGV, foi responsável pela palestra de abertura, que levou o nome do tema do seminário. Para ele, é preciso tomar decisões para crescer. "Só aprende quem decide, mesmo quando se erra", pondera.

Segundo o professor, esta é uma década de oportunidades. "Se o produtor olhar com otimismo para o novo, vai virar oportunidade. Mas se tiver uma visão pessimista, já se transforma em ameaça", explica. Conforme Julio, o país necessita investir em infraestrutura, pois os portos, as estradas e os aeroportos são precários. "Precisamos construir um país. Foi assim que os países desenvolvidos ficaram ricos", acredita.

Na opinião do professor, entretanto, tudo tem de ser feito com estratégia. "Se não souber como fazer, não vai executar de forma correta", explica. Conforme Julio, o produtor precisa ter foco, "que é a capacidade de dizer não". Além disso, é necessário disciplina e organização na propriedade.

Com mais de 1.000 inscritos, o seminário reúne até quarta-feira (22) produtores das culturas de soja, arroz, milho e trigo, da região sul do Brasil, de outros estados e do Mercosul.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro