Seminário Charolês supera edições anteriores

17.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês), selecionador paranaense Jamil Deud Júnior, anunciou uma série de atividades e iniciativas que serão implementadas pela entidade em 2009, visando divulgar as qualidades e potencialidades que a raça Charolês oferece, principalmente para cruzadores, pecuaristas preocupados com qualidade de carcaça e consumidores da genética Charolês.

Titular da Cabanha Santa Tecla, em Clevelândia, PR, Jamil Junior, juntamente com sua diretoria executiva, coordenou o Seminário Técnico realizado pela entidade em Santa Maria, RS, e o Dia de Campo na Cabanha Santo Izidro, em Dilermando de Aguiar, RS, respectivamente nos dias 12 e 13 de dezembro.

“Atualizamos nosso corpo técnico, tivemos palestras importantes e falamos sobre os bons planos para a raça em 2009”, sintetizou Jamil, falando sobre o evento de encerramento do ano da raça Charolês no Brasil.

Com a participação de técnicos credenciados, diretoria, criadores associados, investidores e simpatizantes da raça Charolês, chegando a mais de uma centena de participantes, os eventos, segundo a direção da ABCCharolês, tiveram pleno êxito, “mostrando o vigor e o grande momento da raça, que tem futuro garantido”, acrescentou o diretor de marketing, Wilson Borges.

“Entre todas as raças, a Charolês é que mais evoluiu em suas características de funcionalidade nos últimos anos”, disse em sua palestra durante o Seminário Técnico, o diretor de compras do Frigorífico Mercosul, Dr. Mário Mario Gomes de Macedo. O técnico igualmente enfatizou as qualidades que a raça possui de imprimir peso na carcaça, fator muito importante para diluir custos da indústria e do criador, além de ser uma exigência de mercados como o Europeu, que pagam mais, mas que exigem carcaças de novilhos com no máximo 4 dentes e acima de 240 Kg de peso. Mário Macedo destacou também a padronização que o Charolês agrega em cruzamentos, independente da outra raça utilizada, sem falar do bom acabamento de carcaça que os animais resultantes desta cruza possuem.

Sob o título “As atualizações nas avaliações genéticas do PROMEBO”, o seminário apresentou um painel, na forma de mesa redonda, sob a coordenação do Dr. Jorge Renato de Campos Abreu, presidente do Conselho Técnico de ABCCharolês e apresentado pelo Dr. Leonardo Talavera Campos, coordenador do PRÓCHAROL (PROMEBO). Ênfase especial para a necessidade de que mais criadores participem do PROCHAROL, viabilizando que a evolução e as qualidades do Charolês sejam quantificadas, assim como da necessidade da obtenção de dados genéticos (DEPs), importantes para a avaliação de performance dos animais e que também funcionam no mercado como argumento comercial, agregando valor ao produto.

“Colocamos o programa à disposição do Conselho Técnico da ABCCharolês para a realização de ajustes e adaptações que julgue necessárias para atender às exigências e necessidades da evolução da raça no Brasil”, declarou o Dr. Leonardo Campos.

Na seqüência, o Diretor Operacional da ABCCharolês, Eldomar Kommers, realizou apresentação sobre o Charolês brasileiro, falou sobre o atual estágio do projeto técnico e de divulgação da raça no Brasil e das iniciativas que a atual diretoria da associação vem adotando e irá expandir em 2009, visando estimular o criação da raça em todo o território nacional.

Destaques para a “música do Charolês”, que pode ser ouvida no site da ABCCharolês (www.charoles.org.br, clique no botão “música do Charolês”), para um vídeo institucional da raça e também uma palestra promocional, onde são destacadas as evoluções das características de funcionalidade da raça (facilidade de parto, habilidade materna, maior precocidade de acabamento, pelo curto etc.), planilhas de abate de animais com os excelentes resultados obtidos e as grandes qualidades do Charolês quando usado em cruzamentos, onde produz uniformidade e carcaças pesadas.

Kommers igualmente destacou uma agenda de eventos/2009 para todo o Brasil que a ABCCharolês irá desenvolver junto a núcleos de criadores, feiras, exposições, sindicatos e associações rurais, onde serão apresentados o vídeo institucional da raça e uma palestra promocional, no sentido de divulgar e fomentar a raça Charolês junto a criadores, cruzadores e pecuaristas de modo geral.

Criadores e sindicatos rurais interessados em participar podem entrar em contato com a ABCCharolês para incluir seus eventos e localidades na agenda, para receber a visita desta atividade.

No dia de campo, na Cabanha Santo Izidro, dirigida pelo criador, ex-presidente e atual diretor da ABCCharolês, Augusto Mascarenhas de Souza, os participantes puderam comprovar, na revisão do gado, o excelente padrão genético e o trabalho realizado na seleção da raça Charolês por aquela cabanha. Destaque para a apresentação de fêmeas e da última geração de nascimentos, terneiros(as) desta Primavera, geneticamente selecionados dentro dos padrões de funcionalidade que o mercado está a exigir.

Na Santo Izidro, o presidente do Conselho Técnico da associação, Jorge Renato de Campos Abreu, coordenou uma simulação de julgamentos de classificação, com a efetiva participação dos técnicos credenciados pela entidade. Na prática, o trabalho serviu como um excelente exercício para os técnicos e participantes diferenciarem os animais quanto as suas características de funcionalidade.

Outras informações: Associação Brasileira de Criadores de Charolês (ABCCharolês) - 55.3222.7822 / charoles@charoles.org.br

Fontes: Associação Brasileira de Criadores de Charolês – ABCCharolês e Agência Ciranda

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro