Sementes de soja Credenz® completam 10 anos no Brasil
Desde seu primeiro ano de produção em 2014, a trajetória de sucesso da marca diferencia-se pela integração entre pesquisa, desenvolvimento genético e produção estratégica com alta qualidade
06.03.2024 | 17:01 (UTC -3)
PUBLIEDITORIAL
PUBLIEDITORIAL
Credenz®, a marca de semente de soja verticalizada da BASF, celebra uma década de atuação no Brasil em 2024. Com seu primeiro ano de produção em 2014, o lançamento oficial da marca veio só em 2016 durante a 17° Edição da Expodireto Cotrijal, na cidade de Não-Me-Toque (RS). A trajetória de sucesso da marca Credenz® destaca-se pela integração entre pesquisa, desenvolvimento genético e produção estratégica com alta qualidade. Esse processo visa entregar ao agricultor sementes de soja com altos índices de germinação, vigor e uma relação benefício-custo vantajosa.
Hugo Borsari, Diretor de Marketing para Soluções de Agricultura da BASF, explica que o sistema se baseia em três pilares:
• altíssima produtividade para o agricultor, o que demanda da empresa investimentos em pesquisa e genética em várias regiões do país;
• qualidade de sementes, resultado da ação de quinze unidades de produção de sementes no Brasil e de três centros de distribuição totalmente refrigerados;
• nível de serviço, com parceiros atuando na malha logística para entrega do produto na hora que o agricultor precisa e com técnicos acompanhando todo o processo.
Dessa forma, a marca Credenz® diferencia-se no mercado por seu compromisso com a qualidade e a inovação. A BASF oferece sementes que garantem não apenas uma excelente germinação e vigor, mas também produtividade e rentabilidade superiores para o agricultor. A relação de benefício versus custo é um dos pilares da marca, assegurando que o investimento em sementes de alta qualidade se traduza em um aumento significativo no potencial produtivo.
E o que se entende por qualidade de sementes? Trata-se de conjunto de características que incluem a comprovação de origem genética e condição em termos de sanidade, aspectos físicos e desenvolvimento. A qualidade das sementes depende diretamente do ambiente de cultivo. Por sua vez, o processo de beneficiamento tem como objetivo principal a padronização do lote de sementes. Esse lote é formado por sementes que compartilham características como tipo, categoria, época de colheita, local de cultivo, tamanho, formato, tratamento...
O processo que assegura qualidade na produção de sementes de soja Credenz® conta com análise das sementes em oito etapas: pré-colheita, colheita, recepção, secagem, beneficiamento, armazenagem, testes após o tratamento de sementes industrial e testes em fase de pré-expedição. Nessas etapas, mais de 35 testes ocorrem até a expedição do lote de sementes, o que garante elevada qualidade física, fisiológica, sanitária e genética.
Para atender às diversas necessidades dos agricultores brasileiros, a BASF disponibiliza amplo portfólio de sementes, cuidadosamente testado e aprovado para as diferentes regiões do país, garantindo que cada agricultor encontre a opção mais adequada para sua lavoura. Além disso, sob a marca Credenz®, a empresa oferece as mais eficazes biotecnologias do mercado, contribuindo para o avanço e a proteção das culturas.
A logística também é um ponto forte da BASF. Há todo um sistema de transporte em rotas curtas e seguras, armazenagem refrigerada e entrega das sementes no tempo certo para o plantio, conta Borsari. “Esse cuidado com a logística assegura que as sementes cheguem em condições ideais ao agricultor, maximizando o potencial de cada safra”, diz o Diretor.
Outro diferencial, um dos mais inovadores das sementes de soja Credenz®, é o IPC - Índice de Precisão Credenz®. A partir desse índice, há recomendação de taxa ideal de sementes por metro plantado, permitindo planejamento de semeadura mais preciso e melhor estabelecimento do estande de plantas. O IPC oferece informações detalhadas de cada lote de sementes, facilitando a regulagem dos equipamentos de plantio e eliminando a necessidade de testes de canteiro. O índice pode ser acessado via "QR Code" impresso nas embalagens de sementes ou pelo site da marca (https://maisqualidadeporsemente.com.br).
Para os próximos 10 anos, Borsari explica que a meta da BASF é manter a qualidade e criar ainda mais valor para o agricultor brasileiro, contribuindo para o legado de quem ajuda a alimentar o país e o mundo.