Sementes de arroz híbrido chegam ao mercado

08.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

As sementes da BRSCIRAD 302, arroz híbrido desenvolvido pela Embrapa e o CIRAD, já estão sendo comercializadas para a safra 2010/11. De acordo com a Embrapa, foi colocada à disposição dos agricultores uma quantidade moderada de sementes, suficiente para o plantio de 350 hectares. A intenção neste primeiro ano de comercialização é que o agricultor selecione em sua propriedade algumas parcelas para a semeadura da cultivar, a fim de conhecê-la, avaliar seu comportamento e se familiarizar com o cultivo.

Conforme a Embrapa, as sementes da BRSCIRAD 302 foram produzidas em terras novas, no sistema de terras altas no Mato Grosso, com o objetivo de diminuir o custo das lavouras, proporcionar um valor de venda de sementes mais atrativo e assegurar a não contaminação do híbrido pelo arroz vermelho.

A BRSCIRAD 302 é recomendada para plantio no Rio Grande do Sul. Segundo a Embrapa, testes realizados na Fronteira Oeste desse Estado indicam que, com o manejo adequado, a produtividade média é de 10,6 toneladas por hectare, considerada muito boa. Além disso, a cultivar é resistente ao acamamento, dificuldade enfrentada por outros híbridos no mercado.

A Embrapa destaca que outro ponto forte da BRSCIRAD 302 é a qualidade do grão, que possui aspecto liso, é classificado como tipo 1 e tem cocção similar às cultivares que são referência na região. Complementarmente, a cultivar apresenta alto percentual de grãos inteiros no beneficiamento, podendo atingir resultados superiores a 64%.

Os agricultores que necessitarem de informações sobre o cultivo da BRSCIRAD 302 devem encaminhar suas dúvidas pela página da internet www.cnpaf.embrapa.br/brscirad302, ou entrar em contato direto com o escritório de negócios da Embrapa em Capão do Leão (RS) pelos telefones (53) 3275-9291/9199, e-mail: encpl.snt@embrapa.br, ou ainda ligar na Embrapa Clima Temperado no número (53) 3275-8400.

Embrapa Clima Temperado

congro@cpact.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro