Safra 2023-2024: saiba quais são fatores decisivos para o plantio do milho em Santa Catarina
Nos últimos três anos, a área cultivada de milho grão se estabilizou em torno de 320 mil hectares
Os preparativos para a 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas já iniciaram na área da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A lavoura Breno Prates, área de cultivo de arroz que será colhido durante o evento, foi semeada. O evento é uma realização da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2024 e terá como tema “Gestão Potencializando Safras”.
O diretor Técnico da Federarroz, André Matos, conta que a área de 1,6 hectares de arroz já foi semeada. “Este ano haverá na área destinada para a colheita duas cultivares do sistema Clearfield. Uma já consolidada no mercado, a Pampa CL da Embrapa, e o lançamento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga), a Irga 426 CL. São duas cultivares originárias de uma parceria com a Basf, onde o gen CL que é hoje a tecnologia dominante no cenário orizícola gaúcho está presente e uma ferramenta já de muitos anos ao combate ao arroz daninho, o vermelho”, detalha .
Além do arroz, o diretor da entidade explica que dentro da área Breno Prates também haverá uma área destinada à soja e outra para um lançamento da Basf. “O Provísia Lidero 132, cultivar que vai ajudar na rotação de mecanismos de ação dentro do sistema arrozeiro, e a soja vem também para ilustrar a importância da rotação de culturas”, conta.
Com a lavoura em andamento, a Federarroz também organiza o lançamento regional da Abertura da Colheita. Será no dia 11 de outubro, na Expofeira, em Pelotas (RS). Às 16h, a diretoria da entidade se reúne com jornalistas e autoridades para detalhar o evento de fevereiro, no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura