Segundo Kynetec, a UPL é principal fornecedora de inseticidas para soja no Brasil

Portfólio de insumos da empresa representou 22% do valor de mercado na safra de soja 2022/2023

11.07.2023 | 07:31 (UTC -3)
Rafael Iglesias, edição Cultivar

A UPL Ltd. foi reconhecida como a maior fornecedora de inseticidas foliares para proteção de soja no Brasil na safra 2022/2023, de acordo com um novo relatório da consultoria Kynetec.

Conforme a empresa, os insumos da UPL foram aplicados em 49,8 milhões de hectares de lavouras de soja, representando 22% do mercado, que tem um valor de US$ 2,4 bilhões (ou R$ 11,5 bilhões).

Os insumos de proteção de culturas Perito 970 SG (acefato) e Sperto (acetamiprido e bifentrina) foram especialmente bem-sucedidos, representando 11% e 8% do mercado.

Novos produtos, como o Feroce (acefato e bifentrina), também são esperados para ganhar popularidade, impulsionados pela sua eficácia contra percevejo-marrom e lagarta-da-soja.

Rogério Castro (na foto), CEO da UPL Brasil, afirma: "os inseticidas são de vital importância para a agricultura brasileira, que enfrenta constantes ameaças de pragas devido ao nosso clima predominantemente quente e úmido. Nossa reconhecida liderança na proteção da soja é um testemunho de nosso relacionamento próximo com os agricultores brasileiros e nossa capacidade de oferecer uma gama abrangente de soluções que aumentam sua produtividade".

Saiba mais sobre os princípios ativos dos produtos

Acefato (acephate, CAS 30560-19-1, Irac 1B): inseticida organofosforado (éster de fosfato), sistêmico, usado para controlar pragas sugadoras e mastigadoras. Atua por contato ou ingestão. Liga-se e inibe a enzima acetilcolinesterase (AChE) nos tecidos do sistema nervoso. Como resultado, o neurotransmissor acetilcolina (ACh) acumula-se e ativa repetidamente os receptores colinérgicos, excitando demais os nervos, músculos ou tecidos alvo.

Acetamiprido (acetamiprid, CAS 135410-20-7, Irac 4A): substância semelhante e que reage no corpo como a nicotina, um inseticida natural. O acetamipride é um agonista nicotínico que reage com os receptores nicotínicos de acetilcolina (nACh-R). Esses receptores estão localizados nos dendritos pós-sinápticos de todos os neurônios no cérebro, medula espinhal, gânglios e junções musculares. A ativação dos receptores nACh-R causa hiperatividade e espasmos musculares e, eventualmente, a morte.

Bifentrina (bifenthrin, CAS 82657-04-3, Irac 3A):  inseticida da família dos piretroides, versões artificiais de piretrinas (contidas em flores de crisântemo). A bifentrina é neurotóxica e tem como alvo os canais de sódio dependentes de voltagem nos neurônios. Age por ingestão ou contato.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro