Monsanto abre vagas para o programa de talentos na área de Melhoramento Genético
O Tocantins é o terceiro maior produtor de arroz do país e o principal produtor deste grão da região Norte. Para discutir ações de fomento para produção deste cereal, que é base da alimentação da população brasileira, foi realizada uma reunião na manhã desta quinta- feira, 21, na Secretaria de desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) em conjunto com representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).
“A meta do Governo do Estado é dobrar a produção em dez anos, por isso o objetivo é discutir sobre a cadeia produtiva do arroz no Tocantins por meio de um grupo de trabalho formado pela Seagro, Embrapa, Unitins e outras instituições ligadas ao setor”, explica o engenheiro Agrônomo da Seagro, Genebaldo Queiroz.
Comercialização, armazenamento e produção de sementes foram algumas das questões discutidas como gargalos a serem superados. Durante o encontro ficou acertado a criação de um protocolo de intenções e de uma agenda de ações para que a produção de arroz tocantinense cresça ainda mais.
De acordo com a Companhia de abastecimento (Conab), a produção da safra 2014/2015, cultivada por meio de irrigação e terras altas foi de 585 mil toneladas. Deste total 30% são comercializados em casca diretamente dos produtores para cerealistas dos estados de Goiás, Bahia e Ceará. Os outros 70% restantes são comercializados com as indústrias de beneficiamento do próprio estado.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura