Como minimizar danos pelo atraso no plantio de algodão
Chuvas das últimas semanas dificultam a semeadura em Mato Grosso; há alternativas para lidar com os problemas
O agro paulista é um dos principais mercados que impulsionam o crescimento do setor de máquinas agrícolas do Brasil. Em 2024, o estado manteve sua posição de líder em vendas de tratores no país, segundo o último balanço realizado, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), com mais de 7 mil unidades comercializadas no Estado de São Paulo, o que representa uma participação de 21% do comércio nacional. Paraná e Rio Grande do Sul ocupam a segunda e a terceira colocação, com 4,9 mil e 4,3 mil veículos, respectivamente.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), visa desenvolver ainda mais as atividades rurais através da modernização e inovação tecnológica no campo.
“Nosso objetivo é facilitar o acesso às novas tecnologias para melhorar a infraestrutura produtiva do campo, contribuindo para a diversificação e a racionalização das atividades”, destaca o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.
Para contribuir com o avanço tecnológico no estado, a SAA junto com as instituições cooperativas estão alinhadas com o intuito de apoiar pequenos e médios por meio do financiamento da aquisição de tratores e implementos agrícolas.
“Nosso compromisso é oferecer aos associados o suporte necessário para aprimorar suas operações e aumentar a produtividade. Acreditamos que, ao facilitar o acesso a recursos, estamos capacitando pequenos e médios produtores a enfrentar os desafios com mais confiança e inovação”, destaca o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Gilson Nogueira Farias.
O programa Pró-Trator, da SAA, beneficia os pequenos produtores rurais do estado, com subvenção de 4% sobre a taxa de juros, limitada a R$25 mil, pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP). “Para o ano de 2025, o Pró-trator deve ser ampliado com o atendimento de pelo menos 800 produtores rurais, com apoio de cooperativas de produtores rurais e bancos cooperativos”, destacou o secretário executivo do Feap, Daniel Miranda. Em 2023 e 2024 foram liberados mais de R$60 milhões.
Antônio Carlos, proprietário do Sítio Santa Rosa, no município de Guaraci, adquiriu um trator por meio do programa. Segundo ele, a iniciativa foi fundamental para a compra. “Só com incentivos dessa magnitude que nós, pequenos produtores, temos condições de continuar na atividade. Caso contrário estamos fadados ao desaparecimento. Com esta máquina, nos tornamos um pouco mais competitivos perante os grandes produtores”, explica o produtor.
“Um trator novo é bom pra tudo. Além de tecnologias atuais, também quebra muito menos. Na agricultura, tudo tem que ser feito no momento certo, não se pode esperar o conserto de uma máquina quebrada”, concluiu Antônio Carlos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura