Safra de laranja 2024/25 encerra com queda de quase 25%

Condições climáticas adversas e maior severidade do greening impactaram a produção

10.04.2025 | 13:42 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Daniele Merola

A safra de laranja 2024/25 no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro foi encerrada com uma produção de 230,87 milhões de caixas de 40,8 quilos, conforme divulgado hoje (10/4) pelo Fundecitrus. O volume representa uma retração de 24,85% em relação à safra anterior, que totalizou 307,22 milhões de caixas, e consolida esta como a segunda menor colheita dos últimos 37 anos.

O número final ficou 0,65% abaixo da projeção inicial de maio de 2024, que estimava uma produção de 232,38 milhões de caixas. De acordo com o Fundecitrus, o resultado foi fortemente influenciado por fatores climáticos, como a estiagem prolongada e as temperaturas acima da média histórica entre maio e agosto, além da intensificação do greening, doença que compromete a produtividade e a qualidade dos frutos.

“Embora as previsões indicassem pouca chuva, a intensidade da seca superou o esperado. O volume de precipitações ficou 31% abaixo da média e as temperaturas máximas ficaram entre 3 ºC e 4 ºC acima do normal”, explicou Juliano Ayres, diretor-executivo do Fundecitrus.

Essas condições prejudicaram o desenvolvimento dos frutos, que apresentaram peso abaixo do ideal. O peso médio das laranjas colhidas foi de 159 gramas, sendo que os frutos da quarta florada — que se destacou por sua emissão tardia e expressiva — registraram média de apenas 146 gramas.

A antecipação da colheita, causada pela maturação acelerada dos frutos, também foi uma consequência direta do clima adverso. Apesar disso, o ritmo mais intenso da colheita ajudou a reduzir as perdas por queda de frutos, que chegaram a 17,8% — a menor taxa registrada nos últimos cinco anos. Ainda assim, estima-se que cerca de 50 milhões de caixas tenham sido perdidas, sendo 25 milhões por greening, 12 milhões por bicho-furão e moscas-das-frutas, e o restante por outros fatores como queda natural, pinta preta, leprose e cancro cítrico.

A estimativa para a próxima safra, de 2025/26, será divulgada em 9 de maio, em evento presencial no Fundecitrus com transmissão online. O levantamento é realizado em parceria com o Departamento de Ciências Exatas da Unesp, campus de Jaboticabal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025