Safra da cana-de-açúcar 2023-24 deve chegar a 650 milhões de toneladas, diz Orplana

Moagem no Centro-Sul do País está em fase final, e as estimativas indicam um novo recorde

22.01.2024 | 14:44 (UTC -3)
Orplana, edição Revista Cultivar
Foto: Pedro Luiz de Freitas
Foto: Pedro Luiz de Freitas

A Orplana - Organização das Associações de Produtores de Cana do Brasil anunciou que a moagem da cana-de-açúcar 2023/2024, no Centro-Sul do País, deve chegar a 650 milhões de toneladas. A estimativa tem por base o melhor rendimento das lavouras, assim como as condições climáticas e os investimentos do setor, conforme revelou a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Segundo o CEO da organização, José Guilherme Nogueira, a safra atual está em sua fase final e já pode ser considerada recorde, diante do volume moído até o momento. Normalmente, a safra é encerrada em novembro, porém nesta temporada precisou ser prolongada em razão da quantidade de cana a ser colhida e processada.

“Lembrando que o aumento de 18% perante ao ano passado não deve acontecer em 2024/2025, porque o balanço de massa verde que estamos monitorando agora, para a próxima safra que será colhida, não deve expressar o mesmo volume. A estimativa é que alcance em torno de 620 milhões”, antecipou.

Mais previsões

Em relação à cana bisada, Nogueira acredita que a estimativa de 20 a 25 milhões de toneladas prevista anteriormente não irá se cumprir.

“O volume ficou bem menor até pelo ritmo acelerado da moagem. Entretanto, vale observar que com o andamento das chuvas no começo deste ano, a quantidade de cana a ser moída para 2024/2025 deve reduzir ainda mais”, adiantou o executivo. “A massa verde não está como o esperado e isso pode, inclusive, impactar os canaviais para essa próxima safra”, completou.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro