Rotação de produtos é essencial para evitar a resistência e combater o greening

Material do Fundecitrus auxilia na rotação adequada de produtos para controle do psilídeo

18.10.2022 | 17:27 (UTC -3)
Fundecitrus

O levantamento anual da incidência de greening realizado pelo Fundecitrus apontou que a doença cresceu no cinturão citrícola no último ano, passando de 22,37% em 2021 para 24,42% em 2022. Esse crescimento de 9,16% é um alerta para que o controle do greening seja feito de forma adequada e rigorosa por todos os produtores.

Um dos fatores mais importantes para combater o greening é realizar o controle químico do psilídeo de forma correta. A rotação de produtos é essencial para evitar a seleção de indivíduos resistentes às aplicações de um determinado inseticida.  

A recomendação é que seja feita a rotação de inseticidas com pelo menos três diferentes modos ação, sem que ocorram aplicações sequenciais de produtos.

O Fundecitrus disponibiliza um material para auxiliar na realização da rotação, o Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo 2022, que apresenta produtos que podem ser utilizados, identificados por modo de ação, grupo químico, ingrediente ativo e nome registrado, seguindo a última atualização da ProteCitrus, além de recomendar doses e períodos de uso.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro