Subcomissões da CTNBio liberam uso comercial de milho com o evento DP202216
Conforme a literatura, plantas que contêm esse evento têm maior potencial de rendimento de grãos; e expressam tolerância ao herbicida glufosinato
Entre as planícies do Oeste de Minas Gerais e ao lado de serras da Canastra, da Saudade e do Salitre, o município de Campos Altos agora passa a fazer parte do mapa das regiões mineiras produtoras de café de origem com o lançamento da ‘marca território’, no próximo dia 25. A iniciativa faz parte das estratégias da Associação dos Cafeicultores de Campos Altos (ACCA) e do Sebrae Minas para fortalecer a identidade da região, valorizar o trabalho dos produtores e ampliar as oportunidades de negócios.
A Região de Campos Altos está localizada entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado, com relevo montanhoso e altitude média de 1.100 metros, além de vegetação típica de floresta. Com extensão territorial pequena de 9,1 mil hectares, concentra 15 milhões de pés de café plantados, que produzem 150 mil sacas de 60 kg do grão por ano.
Devido à altitude e às condições favoráveis de chuva, há uma menor necessidade de irrigação das lavouras, o que contribui para a sustentabilidade da região e a diminuição do custo de produção. “Comparada a outras regiões do estado, nossas plantações possuem características naturais favoráveis para a produção de cafés especiais, que exigem uma quantidade muito menor de defensivos agrícolas e poda. Com um manejo simples, produzimos um café com sabor que não existe em nenhum outro lugar do mundo”, afirma o presidente da ACCA, Heron Reger.
Os grãos produzidos na região se diferenciam, principalmente, pelo aroma e sabor de chocolate, melaço, caramelo e frutas vermelhas. “A ‘marca território’ vai contribuir para unir ainda mais cadeia produtiva do café na região e gerar senso de pertencimento entre os produtores. Além disso, eleva a reputação da cidade no mercado de café, trazendo investimentos e novos negócios, não só para o município, mas para toda a região”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Campos Altos vai se tornar a oitava região em todo o estado beneficiada com a “marca território”. Outras regiões contempladas são: Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Mantiqueira de Minas, Sudoeste de Minas, Canastra, Chapada de Minas e a Região Vulcânica – sendo as cinco primeiras citadas, já com a Indicação Geográfica (IG).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura