Rasip desenvolve novo clone de maçã com coloração intensa e maior resistência a doenças

Nova variedade, denominada Belgala, promete aumentar a produtividade e reduzir perdas na fruticultura

22.07.2024 | 15:57 (UTC -3)
Eliana Camejo, edição Revista Cultivar
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A empresa Rasip, sediada na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul (RS), anunciou o desenvolvimento da Belgala, novo clone de maçãs do tipo Gala. A Belgala se destaca por sua coloração vermelha intensa e resistência aumentada à doença Glomerella, uma das principais ameaças à fruticultura. 

A RAR, empresa detentora da Rasip, idealizada por Raul Anselmo Randon, confirmou que a Belgala já está protegida e registrada junto ao Ministério da Agricultura e ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Sergio Martins Barbosa, presidente executivo da RAR, explicou que a nova variedade não apenas oferece uma coloração atraente, mas também aumenta a produtividade devido à sua resistência à Glomerella. Barbosa revelou que, em seu primeiro lote de comercialização, foram vendidas aproximadamente 55 toneladas da fruta, com o objetivo principal de introduzir a nova variedade ao mercado.

A expectativa é de que, nos próximos quatro anos, a produção da Belgala aumente, graças aos 70 hectares de novos pomares plantados em 2024. Barbosa destacou que a resistência do clone à Glomerella reduz a necessidade de tratamentos fitossanitários em 20% a 30%, uma doença que causou perdas de 10% a 15% na última safra brasileira. "Esse novo desenvolvimento irá impulsionar ainda mais o mercado nacional e futuramente será destinada parte para exportação", finalizou. 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Celso Zancan, diretor da Rasip, comentou sobre o processo de desenvolvimento do novo clone. "As mutações em macieiras ocorrem de maneira espontânea na natureza, sendo parte importante no ciclo evolutivo da planta. Eventualmente, surgem com características que podem ser positivas ou negativas, as mais comuns estão relacionadas à cor, onde clones como a Belgala tendem a ser mais estáveis", explicou. 

No último ano, a Rasip iniciou a expansão de mais 200 hectares destinados ao cultivo da Belgala. A fruta é cultivada com o máximo cuidado e selecionada por sua qualidade superior, sendo considerada a mais nobre do portfólio da empresa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Syngenta Elastal Central