Sistema Farsul divulga programação para esta quarta-feira
Auxiliar os agricultores na escolha das melhores cultivares de macieira para o plantio, disponibilizar informações sobre o desenvolvimento, produção, qualidade, composição mineral e propriedades nutracêuticas das principais cultivares de macieiras e clones encontradas no Rio Grande do Sul são os principais objetivos da publicação "Cultura da macieira no Rio Grande do Sul: análise situacional e descrição varietal". A publicação será lançada às 17:30h, de quinta-feira (2), na Casa da Tecnologia, pela Embrapa Uva e Vinho, durante Solenidade Oficial na Expointer 2010, em Esteio/RS.
O cultivo da macieira no Brasil é recente. Em menos de 30 anos, o País passou de importador para se tornar autossuficiente e ainda exportar parte da produção, que agrada os consumidores brasileiros e estrangeiros pela sua atratividade e sabor diferenciado. No entanto, para que o Brasil continue a produzir de forma competitiva é necessário a adoção de novas tecnologias, incluindo o plantio de novas cultivares e clones, fundamentais para renovar, diversificar e melhorar a produtividade e qualidade da maçã.
A publicação "Cultura da macieira no Rio Grande do Sul: análise situacional e descrição varietal" foi elaborada também para levar à sociedade informações gerais sobre essa frutífera. Ela está composta por duas partes. Na primeira, os leitores poderão conferir um panorama da produção de maçãs no Rio Grande do Sul e a evolução da área plantada por cultivar. Já na segunda, terão oportunidade de conhecer as doze principais cultivares e clones cultivados no Estado e suas características, com base em resultados de pesquisas realizadas regionalmente.
“As informações relativas às cultivares serão disponibilizadas em forma de ficha que apresenta as principais características da planta e do fruto, bem como aspectos da colheita, da qualidade e do potencial de utilização (valoração), para facilitar a consulta”, esclarece o pesquisador João Caetano Fioravanço, um dos autores da publicação. Além desses dados, no final da publicação, o leitor encontrará informações complementares sobre a qualidade de fruto, composição mineral e propriedades funcionais, além de fotos que ressaltam a coloração da casca e o formato dos frutos.
A publicação da Série Embrapa foi produzida pelos pesquisadores da Embrapa Uva e Vinho João Caetano Fioravanço, César Luís Girardi, Ana Beatriz Costa Czermainski, Gildo Almeida da Silva, Gilmar Ribeiro Nachtigall e Paulo Ricardo Dias de Oliveira.
Após o lançamento a obra poderá ser adquirida ao custo de R$ 10,00, na Embrapa Uva e Vinho ou pelo site
.
Embrapa Uva e Vinho
(54) 3455-8084
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura