Próximos dias serão de temperaturas elevadas no Centro-Oeste e Sul do país

Levantamento feito pela Ignitia aponta clima quente também no Nordeste, com poucas chuvas

31.01.2024 | 14:07 (UTC -3)
Gustavo Sousa

Nos próximos dias, uma grande área com temperaturas elevadas deverá ser observada especialmente no Norte da Argentina e no Paraguai, o que trará reflexos no Sul e no Centro-Oeste do Brasil. São esperadas temperaturas elevadas que associadas à umidade podem resultar em chuva de forma localizada, na faixa que corta o Brasil Central, sendo que as melhores condições para chuva são esperadas a partir de quinta-feira (1/2). 

Os maiores volumes de precipitação serão observados desde o litoral do Sudeste, indo até o estado do Amazonas, formando uma grande área que corta o Brasil Central, explica João Rodrigo de Castro, meteorologista e diretor da Ignitia Inteligência Climática. No Sul, as condições serão de tempo firme e temperaturas máximas na faixa dos 30ºC. 

Centro-Oeste

Devido à proximidade com o Paraguai, a região Centro-Oeste deverá observar temperaturas elevadas ao longo dos próximos dias. Em Dourados (MS) as temperaturas podem chegar a 36ºC durante praticamente toda a semana, com o calor intenso sendo observado em todo o estado. No Mato Grosso, o calor também será intenso, porém com menor intensidade. Na região de Cáceres as temperaturas máximas devem ficar na faixa dos 32ºC. No estado de Goiás as temperaturas máximas devem ficar na faixa dos 30ºC.

Em termos de chuva, o acumulado dos próximos cinco dias indica volumes na faixa dos 20mm no Sul de Goiás e Sul do Mato Grosso. Os maiores volumes de chuva devem ficar concentrados na região Noroeste.

Sul

Tendência de tempo firme para os próximos dias. As temperaturas máximas devem ser elevadas, especialmente no Rio Grande do Sul e no Paraná. As temperaturas poderão atingir 35ºC nesses estados, com presença de sol intenso e umidade relativa do ar na faixa dos 40%. Expectativa de chuva somente na faixa leste, com volumes esperados entre 20mm e 40mm. 

Sudeste

Temperaturas elevadas também são esperadas para o Sudeste, com destaque para o interior paulista. Em Ribeirão Preto, as temperaturas máximas ao longo dos próximos dias serão altas, podendo chegar a 34ºC na quarta-feira. Em termos de chuva, chama atenção a estimativa de volumes superiores a 70mm acumulados para os próximos cinco dias na região de Resende, no Rio de Janeiro. Nos demais estados do Sudeste, a chuva também deverá ser observada, mas de forma localizada.

Norte

As temperaturas também devem ser elevadas nos próximos dias para a região Norte do país. Em Boa Vista (RO) as máximas podem chegar a 39ºC na sexta-feira. No Pará, devido à alta chance de chuvas, as temperaturas máximas devem ficar na faixa dos 30ºC. Em termos de chuva, chama atenção os prognósticos para a região de Gurupi, no Tocantins, onde são esperados volumes acumulados próximos a 100mm nos próximos cinco dias. 

Nordeste

O calor também deve atingir a região Nordeste do Brasil. Em Juazeiro do Norte (CE) por exemplo, as temperaturas máximas podem chegar a 34ºC na quinta-feira. Em Mossoró (RN), a semana deve ser quente, com máximas na faixa dos 37ºC. A chuva deve ocorrer em poucas regiões nos próximos dias, sendo esperados volumes inferiores a 20mm no Sul e no Oeste da Bahia, e também em toda a faixa leste do Nordeste.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro