Desenvolvimento da soja no Rio Grande do Sul é favorecido pelo clima
O plantio evoluiu de 98% para 99% da área projetada; estimativa para a safra 2023/2024 é de 6.745.112 hectares
A próxima semana poderá ter elevados volumes de chuva no Rio Grande do Sul. É o que prevê o Boletim Integrado Agrometeorológico 02/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS e o Irga.
Na sexta-feira (12/1), o tempo firme, com sol e temperaturas elevadas, predominará na maior parte do Estado; na Região Norte e Nordeste, haverá céu nublado e pancadas de chuva.
No sábado (13/1), o tempo permanecerá seco em todo o Estado, e o ingresso de ar quente favorecerá a elevação das temperaturas, que poderão ultrapassar 35 °C em algumas regiões, especialmente nas Missões e Alto Uruguai.
No domingo (14/1), a presença do ar quente manterá o forte calor, e ocorrerão pancadas de chuva no decorrer do dia na maioria das regiões, com possibilidade de temporais principalmente na Metade Sul.
Na segunda-feira (15/1), o tempo seco, com temperaturas elevadas e alto teor de umidade, predominará em todo o Estado. Na terça (16/1) e quarta-feira (17/1), o deslocamento de uma frente fria provocará chuva em todas as regiões, com risco de tempestades isoladas.
Os totais previstos deverão oscilar entre 35 e 50 mm na maior parte do Centro-Leste do Estado. Na Campanha, Missões e Alto Uruguai, os volumes serão mais elevados e deverão oscilar entre 50 e 80 mm. Na Fronteira Oeste, os valores estimados deverão superar 100 mm, podendo alcançar 150 mm em algumas localidades.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura