Manejo é destaque da Bayer no Congresso de Milho e Sorgo
O Projeto RenovAção, cujo principal objetivo é requalificar trabalhadores do corte manual da cana-de-açúcar em novas atividades, entra em uma segunda fase a partir desta segunda-feira (30). Nesta etapa, a requalificação será focada em pessoas das comunidades, que receberão treinamentos para atuar em atividades fora do setor sucroenergético e onde existam oportunidades de emprego em suas respectivas regiões.
Para marcar esta nova fase do RenovAção, acontece nesta terça-feira (31), às 9h, uma cerimônia no Ginásio de Esportes Constante Pavan, em Pradópolis/SP. Na ocasião alguns alunos que já se formaram pelo programa receberão seus certificados.
“O RenovAção tem como objetivo oferecer uma formação de alta qualidade, de forma a responder a uma demanda do setor e da sociedade. Trata-se de uma iniciativa que reforça o comprometimento da cadeia produtiva sucroenergética com os trabalhadores da indústria de cana e suas comunidades,” observa Eduardo Leão de Sousa, diretor executivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).
Diversidade
Os cursos do primeiro módulo, realizados de fevereiro até agosto deste ano, já treinaram 1,5 mil alunos, sendo que mais 500 ainda serão capacitados. Os cursos foram realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para atividades como motorista canavieiro, mecânico e eletricista de colhedora, soldador, torneiro mecânico, tratorista, entre outras.
Já os cursos da segunda fase, que foram identificados pelos próprios usuários com coordenação da Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo (FERAESP), envolvem diversas atividades onde há demanda local para profissionais em serviços industriais, urbanos, agrícolas, rurais e de inclusão digital, para trabalhos em áreas como panificação, horticultura, corte e costura, avicultura, processos artesanais de carnes e embutidos etc.
O Projeto RenovAção é uma das maiores iniciativas de requalificação de trabalhadores já implantado pelo setor sucroenergético no mundo, resultante de uma parceria da UNICA com a Feraesp e patrocínio das empresas Syngenta, John Deere e Case IH, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
CDN
(11) 3643-2707
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura