Show de máquinas agrícolas e de construção chega ao Rio Grande do Sul
Produtores gaúchos são surpreendidos com manobras das máquinas da New Holland no Programa New Holland Em Campo
Uma das principais atrações da Semana Arrozeira de Alegrete, que chega à nona edição, é a programação promovida pela Associação dos Arrozeiros nas comunidades rurais. Durante o período do evento, quatro localidades do município - Angico, Rincão de São Miguel, Conceição e Durasnal - e mais uma em Quaraí (RS), recebem uma intensa programação que envolve produtores, seus colaboradores e as famílias e a comunidade escolar.
A programação contará com palestras de temas diversos como preservação de nascentes, primeiros socorros para o meio rural, destinação adequada de embalagens de defensivos e a palestra A Importância da Mulher no Contexto Familiar e o Poder do Entusiasmo. A capacitação dos colaboradores também é valorizada com a oferta de um curso teórico-prático para aguador a cargo da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e também uma oficina conduzida pelo Irga onde serão ensinadas deliciosas receitas a base de arroz. "As crianças terão o teatro Campo Limpo promovido pelo inpEV, o programa Agrinho, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar/RS) que trará a carreta e ainda o apoio do Senar, Emater e Comitê do Ibicuí na oficina de nascentes. A Secretaria de Saúde do município também é parceira com o programa Saúde vai ao Campo com atendimento médico odontológico", informa a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan.
Uma das iniciativas da Semana Arrozeira é a de levar informações para as comunidades rurais do Alegrete e de outros municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, contribuindo para fomentar o desenvolvimento regional. A maioria destes polos educacionais localizam-se distantes dos grandes centros e, para chegar até a escola, crianças e adolescentes passam por estradas de terra em más condições e, muitas vezes, o ônibus escolar leva até duas horas para chegar ao destino. Em dia de chuva, quando as condições das estradas pioram muito, este tempo pode aumentar.De acordo com a Presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, esta é a realidade das comunidades rurais de toda a Fronteira Oeste do Estado.
Com um olhar atento sobre essa realidade rural e partindo do princípio de que a sustentabilidade de uma comunidade está alicerçada em três pilares da sustentabilidade -social, econômico e ambiental, uma das propostas do evento é estimular a iniciativa de desenvolvimento local através da divulgação de informações, qualificação profissional e estímulo ao desenvolvimento das potencialidades pessoais sem deixar de lado a preocupação com o meio ambiente. A diretoria da Associação tem trabalhado incansavelmente na organização desse grande evento, pois entende que a comunidade rural precisa de atenção, apoio e estímulo para permanecer dignamente no campo se assim o desejar. “Além disso, com a vinda da Unipampa para Alegrete e região, não é mais necessária a fuga das nossas inteligências, pois nossos filhos podem estudar aqui e serem atores do desenvolvimento da nossa cidade e região”, enfatiza Fátima.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura