Principais eventos sobre girassol ocorrem em outubro, no Nordeste

07.10.2011 | 20:59 (UTC -3)
Gislene Alencar

A coordenação da XIX Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e VII Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol recebeu 90 trabalhos científicos que serão apresentados em forma de pôsteres. Este número é 50% maior do que o registrado na última edição. A previsão é que mais de 300 pessoas participem dos eventos, que ocorrem de 25 a 27 de outubro, em Aracaju (SE). As inscrições ainda podem ser feitas pelo site

.

Esta é a primeira vez que os principais eventos brasileiros sobre a cultura do girassol ocorrerão na Região Nordeste e tem como tema "Do Agronegócio à Agricultura Familiar”. A expectativa da coordenação é reunir pessoas de vários locais do Brasil e do mundo para conhecer e discutir sobre as novas tecnologias e pesquisas que estão sendo desenvolvidas.

Para o coordenador dos eventos, o pesquisador da Embrapa Ivênio Rubens de Oliveira, esta é uma grande oportunidade para que empresas públicas e privadas que trabalham com pesquisa e produção de insumos e sementes entre em contato com as peculiaridades do Nordeste, que é uma região promissora para o cultivo do girassol.

Durante os eventos, conferencistas brasileiros e estrangeiros abordarão temas relevantes como oportunidades do girassol no sistema agrícola, sua inserção na América do Sul e avanços no sistema de produção. Além disso, serão atualizados os dados da situação da produção brasileira do girassol, por meio de relatos de pessoas que estão vivenciando o dia-a-dia da cultura nas diferentes regiões do país. Além das palestras, profissionais e estudantes apresentarão seus trabalhos científicos sobre a cultura.

O Nordeste, assim como o Sudeste, tem um papel fundamental para a cultura do girassol, uma vez que a estimativa é que a área plantada nas regiões tradicionais, como o Sul e Centro-Oeste, caia em 2011 em relação ao ano passado. Enquanto que o Sudeste e o Nordeste tiveram aumento de 73% e 80%, respectivamente.

Para Oliveira, essa tendência de expansão da cultura nessas duas regiões está relacionada com a instalação de empresas de produção de Biodiesel, principalmente da Petrobras Biocombustível que atua em Minas Gerais e no Nordeste. “Isso vem contribuindo para que o girassol, ainda uma cultura de pouca tradição nestas regiões, ganhe cada vez mais espaço”, explica o pesquisador.

Teoria e prática - Durante XIX Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol e VII Simpósio Nacional sobre a Cultura do Girassol os participantes terão oportunidade de conhecer as pesquisas recentes que vem sendo desenvolvidas para o setor e também de ouvir relatos de produtores nordestinos que aceitaram este desafio de investir em uma cultura até então desconhecida.

Os eventos são uma realização da Embrapa tabuleiros costeiros e Embrapa soja, Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com o apoio da Sygenta, CNPq e Fapitec.

19ª Reunião Nacional de Pesquisa de Girassol

7º Simpósio Nacional sobre a Cultura de Girassol

Data: 25 a 27 de outubro de 2011

Local: Centro de Convenções Hotel Mercure Del Mar, Av Santos Dumont 1500

Praia de Atalaia, Aracaju (SE)

Programação, informações e inscrição

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro