Preço do diesel fechou agosto em alta e médias chegaram a R$ 5,48 para o comum e R$ 5,63 para o S-10, aponta Ticket Log

No comparativo com julho, os acréscimos chegaram a mais de 9%; Roraima comercializou o litro do comum a R$ 7,06 e um aumento de mais de 18% foi registrado no Alagoas

04.09.2023 | 17:20 (UTC -3)
Priscila Brandão
Foto: divulgação
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O preço médio do litro do diesel comum fechou agosto a R$ 5,48, um aumento de 8,51% ante o primeiro decêndio do mesmo mês, data anterior ao reajuste de 25,8% no valor repassado às refinarias, válido desde o último dia 16. Os dados são do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida o comportamento de preços das transações nos postos de combustível, trazendo uma média precisa.

O diesel S-10 foi comercializado a R$ 5,63 nas bombas de abastecimento do País, com acréscimo de 8,90% em relação ao primeiro decêndio de agosto. “No comparativo com julho, o aumento chega a 9% para o diesel comum e a 10% para o tipo S-10”, destaca Douglas Pina, Diretor-Geral de Mobilidade da Edenred Brasil.

Todas as regiões brasileiras registraram aumento para os dois tipos de diesel, com destaque para o Centro-Oeste, onde a alta chegou a 9,15% para o comum e 9,30% para o S-10, ante os dez primeiros dias de agosto. Com R$ 6,01 de média para o comum e R$ 5,98 para o S-10, o Norte registrou as médias mais altas do País para os dois tipos. Já a Região Sul liderou o ranking das menores médias, com o comum a R$ 5,30 e o S-10 a R$ 5,42.

Nenhum Estado brasileiro registrou redução no preço do diesel e o aumento mais expressivo, de 18,74%, para o comum foi identificado em Alagoas, que fechou o período com o litro a R$ 6,02. A média mais alta foi identificada em Roraima, a R$ 7,06, e a mais baixa em São Paulo, a R$ 5,28.

O aumento mais significativo para o diesel S-10, de 11,07%, foi registrado nas bombas de abastecimento de Pernambuco, que comercializou o litro a R$ 5,52. Já a média mais alta foi encontrada nas bombas do Amapá, a R$ 6,65, e a mais baixa no Rio Grande do Sul, a R$ 5,36.

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