USDA projeta crescimento da soja no Brasil na safra 2025/26
Área plantada deve chegar a 49,1 milhões de hectares, com produção estimada em 176 milhões de toneladas
As condições de campo da segunda safra de milho 2024/25 do Paraná registraram piora na última semana. De acordo com o Boletim Semanal do Departamento de Economia Rural (Deral), o percentual de lavouras em boas condições caiu de 71% para 68%.
Segundo o analista do Deral, Edmar Wardensk Gervasio, as áreas em condição mediana permaneceram estáveis em 18%, enquanto as lavouras em condição ruim aumentaram para 14%, ante 11% na semana anterior. “Esse cenário de piora já reflete as geadas ocorridas na semana passada. Apesar da deterioração nas condições de campo, os impactos das geadas tendem a ser limitados, pois grande parte das lavouras já se encontrava em fase de maturação”, explicou.
Nesta semana, o percentual de lavouras em maturação atingiu 76%, possivelmente já fora do risco de danos por futuras geadas. Já 26% da área a ser colhida está na fase de frutificação, mais suscetível a novas geadas. No entanto, conforme explica Gervasio, não há previsão de geadas relevantes para as próximas 72 horas.
Chuvas registradas ao longo da semana em boa parte do Estado também dificultaram o avanço da colheita. Até o momento, 16% da área plantada, estimada em 2,76 milhões de hectares, já foi colhida, contra 12% na semana anterior.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura