O pesticida está registrado para o controle de nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) em soja
28.05.2024 | 14:46 (UTC -3)
Revista Cultivar
A Plant Health Care (PHC) lançou no Brasil o Teikko, um nematicida à base de peptídeos (peptideo derivado de proteína Harpin - PDPH). O produto permite que as plantas respondam seletivamente apenas aos microrganismos nocivos, como os nematoides, sem prejudicar a microbiota benéfica do solo, conforme explica a empresa em comunicado. O pesticida está registrado para o controle de nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) em soja.
Ainda conforme a Plant Health Care, o Teikko oferece controle superior aos produtos biológicos tradicionais, inibindo o desenvolvimento de nematoides nas raízes e reduzindo sua população no solo. Rodrigo de Miranda, diretor de negócios América do Sul e global de marketing da Plant Health Care, destaca que o produto permite o tratamento da semente sem interferir em outros tratamentos químicos ou biológicos. Além disso, a ativação promovida pelo Teikko é mantida por todo o ciclo da cultura, sem deixar resíduos no meio ambiente.
Estudos conduzidos pela PHC Brasil em diversos estados, liderados por pesquisadores, mostram resultados promissores. Fernanda Juliatti, CEO da Juliagro BG&P, afirma que o Teikko demonstrou eficácia no controle de três espécies de nematoides, resultando em aumento de produtividade. Sérgio Almeida, gerente técnico e de regulamentação da Plant Health Care Brasil, reforça que o nematicida proporcionou uma redução na infestação de nematoides comparável ou superior aos nematicidas biológicos padrões, com incrementos de até 6,4 sacas por hectare.
A PHC apontou como principais benefícios do Teikko:
Após a aplicação, não sofre interferência das condições do solo ou climáticas, propiciando consistência nos resultados de controle.
Não afeta ou é afetado por outros tratamentos de sementes.
Tem um prazo de validade de três anos e pode ser armazenado em condições ambientais.
Melhora a qualidade do tratamento de sementes.
Doses baixas que permitem uma fácil e rápida adoção em programas de tratamento de sementes convencionais.
Protege a planta de dentro para fora, combatendo os nematoides fitopatogênicos em suas diversas fases, desde o início do ciclo do cultivo.
O Brasil, maior exportador mundial de soja, enfrenta há anos a proliferação de nematoides. A introdução do Teikko surge como uma solução sustentável para este desafio, prometendo proteger as plantas em todas as fases do cultivo, mesmo sob condições climáticas adversas. O produto foi lançado para a soja, mas testes em outras culturas já estão em andamento.
O produto está disponível para compra a partir da próxima semana. A expectativa da PHC é que nesta safra 2024-25 o Teikko seja utilizado em 110 mil hectares.