Alerta Geada para a cafeicultura está em operação
Avisos sobre a possibilidade de ocorrer geadas são divulgados com antecedência de 48 horas. Serviço, que opera de maio a setembro, ajuda produtores a proteger lavouras de café
Uma boa notícia para o produtor rural é que, neste ano, o governo federal liberará em torno de R$ 15 bilhões para o Plano Safra 2020/21, com juros entre 5 e 6%. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, que em 2019 liberou o valor de R$ 10 bilhões. O agricultor já está começando a planejar a próxima safra, que começa em setembro na maior parte do Brasil. Por isso, é preciso conhecer os riscos, ter previsões de gastos, lucros e linhas de crédito.
O Plano Safra é a principal fonte de incentivo ao agricultor, reunindo políticas públicas que compreendem os serviços da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como acesso ao crédito, seguro da produção, garantia de preços, comercialização e organização da economia das famílias.
O crédito rural pode ser dividido em três tipos: custeio, investimentos e comercialização. O gerenciamento adequado dos recursos está conectado também à padronização de processos e uso de ferramentas especializadas, para o controle administrativo e operacional do negócio.
Os sistemas de gestão ERP auxiliam o produtor rural neste processo. Dentro deles é possível visualizar e gerir funções administrativas, financeiras, contábeis e de produção agrícola, proporcionando ao produtor maior conhecimento do negócio e gerenciamento de riscos.
Atualmente, existem empresas que oferecem soluções exclusivamente para o agronegócio. O Grupo Siagri está no mercado há mais de 20 anos e traz um software que ajuda o produtor rural a administrar lucros e recursos de crédito com assertividade. No sistema, é possível fazer o planejamento de safra, acompanhando e apontando dados de atividades como compras, plantio, aplicações e serviços. Também é possível gerenciar de forma completa os custos de produção, incluindo serviços de terceiros e manutenção de maquinário.
O Ministério da Agricultura acredita que as ações previstas para o Plano Safra 2020/21 proporcionarão um novo horizonte ao produtor rural nesse momento de pandemia. O agronegócio é fundamental para a economia do País e o agricultor precisa investir para ampliar a produtividade. Como incentivo ao fortalecimento da atividade agrícola, o Governo Federal deve liberar o incentivo financeiro com antecedência. A publicação do Plano Safra era feita no final de junho e, neste ano, será no início do mesmo mês.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura