Crop World 2010 apresenta os lançamentos em tecnologia para defensivos e fertilizantes
A Pirelli mostra na 33ª edição da Expointer, feira agropecuária e de maquinário que neste ano acontece entre 28/8 e 5/9, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil Esteio (RS), o Earth Agro PHT, o primeiro pneu radial agrícola produzido no Brasil.
Com rendimento quilométrico até três vezes superior a um pneu convencional equivalente, o Earth Agro PHT foi desenvolvido pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para atender a crescente demanda do mercado do agronegócio brasileiro. Destinado a tratores de alta potência, colheitadeiras e pulverizadores, que são utilizados em atividades como cultivo de grãos e usinas de cana-de-açúcar, este equipamento apresenta novas características, como a melhor transmissão da potência da máquina para o solo, o que colabora na economia de combustível.
Além disso, a nova linha apresenta melhor autolimpeza e tratividade, pois utiliza planos diferenciados de rigidez da banda de rodagem para expulsar a terra acumulada no pneu. A camada de borracha entre a banda de rodagem e a carcaça está 70% maior e as barras de tração receberam um reforço na sua base para resistir aos picotamentos e lacerações. Com estas inovações, a durabilidade aumentou consideravelmente.
“Nossas expectativas para o evento deste ano são positivas, uma vez que o evento acontece em um período de forte aquecimento do setor. Iremos mostrar ao público as vantagens que um pneu radial traz para o produtor agrícola, como mais horas de trabalho, maior durabilidade e baixa compactação do solo. São atributos que colaboram para aumentar a produtividade”, diz Flávio Bettiol Junior, diretor da unidade de negócios Caminhão e Agro da Pirelli na América Latina.
O Earth Agro PHT traz impresso, no flanco, a série técnica do pneu com a indicação da relação percentual entre a altura e a largura da secção do pneu. No caso de um equipamento de série 70, por exemplo, esse número indica que a altura da secção do pneu corresponde a 70% da largura desta. Os pneus de maior série têm como vantagens uma melhor absorção de impactos e maior resistência a avarias. Já os pneus de menor série proporcionam ao operador uma melhor dirigibilidade e segurança dado seu perfil mais baixo.
“Desenvolvemos um pneu inovador para atender as novas exigências dos fabricantes de máquinas e insumos agrícolas e grandes produtores rurais. As técnicas mais modernas da agricultura, como a de plantio direto, exigem tratores de maior potência e o pneu radial auxilia justamente na transmissão de potência da máquina para o solo e na tratividade, o que colabora na autolimpeza. Além disso, o equipamento contribui para uma menor compactação do solo, reduz consumo de combustível e, consequentemente, os níveis de emissões de CO². Características que colaboram com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro”, completa Bettiol.
O Rio Grande do Sul é o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, representando 16% do total da safra agrícola do país. Os produtos que mais se destacam são arroz, milho e soja, que respondem, somados, por mais de 90% da produção gaúcha. Além do potencial agropecuário, o Rio Grande do Sul está localizado numa região estratégica para a Pirelli, uma vez que é um corredor de exportação para outros países do Mercosul. É por isso que desde 1976, a Pirelli tem uma planta na cidade de Gravataí, onde são produzidos pneus para automóveis, caminhões, tratores e implementos agrícolas, além de ser umas das duas únicas fábricas da empresa no mundo que produz pneus de motocicletas, que são exportados para o mundo todo.
FSB Comunicações
Tel. (11) 3165.9596
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura