Pimenta: Mapa apresenta programa de controle de resíduos

02.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

A pimenta-do-reino está entre as 15 culturas que terão amostras analisadas pelo Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC) na safra 2009/2010.

O programa, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi apresentado durante a 37ª Reunião da Comunidade Internacional da Pimenta (CIP), terça-feira (01/12), em Belém/PA.

Entre 2006 e 2008, o PNCRC incluía o controle de agrotóxicos e analisava as culturas de maçã e mamão. Nesse mesmo ano, passou a adotar a análise de contaminantes e novos produtos entraram na lista, como abacaxi, alface, melão, limão, morango e a pimenta-do-reino. No caso da especiaria, o controle microbiológico é para identificar a presença da salmonela. O resultado da análise das 30 primeiras amostras recolhidas deve ser divulgado no primeiro semestre de 2010.

"Apesar de novo, o programa de controle de resíduos é uma continuidade de ações que o ministério já vinha realizando, seguindo critérios internacionais. No caso da maçã e mamão, por exemplo, os resultados obtidos foram positivos", destacou o coordenador de Controle de Resíduos e Contaminantes do Mapa, Carlos Venâncio.

Ações do Mapa - O Ministério da Agricultura informa que trabalha com rastreabilidade de vegetais na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que atende a 25 estados brasileiros e é o terceiro maior centro de distribuição de alimentos do mundo. O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Mapa, Maçao Tadano, acredita que o programa brasileiro é um exemplo reconhecido pelos demais países que cultivam pimenta. "Esperamos ver controle não apenas entre os produtores de pimenta-do-reino, mas também em outras culturas", afirmou Maçao Tadano.

O encontro, que termina nesta sexta-feira (4), reúne os principais produtores mundiais de pimenta: Brasil, Índia, Indonésia, Malásia, Sri Lanka e Vietnã.

Leilane Alves

Mapa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro