A Petrobahia reforça sua presença no Maranhão expondo toda a sua capilaridade de produtos e serviços voltada para o segmento “B2B" (Busisness to business, ou seja, de empresa para empresa) do agronegócio na 18a. edição do Agrobalsas, maior evento do agronegócio do Estado, uma das maiores feiras do setor no Norte e Nordeste e uma das mais representativas do Brasil.
O evento, que vai até a próxima sexta-feira (20), marca a retomada do formato presencial nas iniciativas locais e acontece em uma área de 42 hectares, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas, principal polo agrícola maranhense e destaque dentro da região do Matopiba, que ainda inclui o Tocantins, o Piauí e a Bahia, áreas de forte atuação, interesse e expansão da distribuidora de combustíveis, que há dois anos vem investindo forte também no sul do Maranhão.
Promovido pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, FAPCEN, com apoio do Governo do Estado e Prefeitura Municipal da cidade, o Agrobalsas tem como tema, em 2022, "Conectividade cerrado, o grande celeiro”, possibilitando à Petrobahia se conectar com mais de 800 expositores e 160 mil visitantes, estreitando o relacionamento com a região. Desde empreendedores da agricultura familiar até as grandes empresas e a cadeia produtiva do agronegócio, cada um dando a sua contribuição para desenvolver ainda mais este celeiro tão produtivo, que mostra a força da agricultura e das colheitas do País.
São cinco dias participando de um exponencial canal business para discussões e negócios referentes à produtividade, cultivares e tecnologias, além de rastreabilidade, segurança, sustentabilidade e insumos, com indicadores que apontam para a composição de um faturamento de mais de R$ 4 bilhões e grandes oportunidades de conhecimento, com palestras e certificações internacionais durante a feira.
Soluções exclusivas para o B2B do agronegócio
A Petrobahia vai mostrar tudo o que vem construindo e pretende fazer no sul do Maranhão e pela região, apresentando seus principais produtos e serviços voltados para o segmento “B2B" do agronegócio. A dedicada equipe comercial, que também é formada por outros gestores, supervisor e assistente, foi reforçada pelo CEO da empresa, Thiago Andrade, que viajou para o Maranhão especialmente para apresentar na feira, para os clientes e parceiros da região, todo o potencial do portfólio da Distribuidora e seus diferenciais competitivos para o mercado.
“Vamos divulgar nossas soluções inovadoras para o segmento B2B/Consumidor final, como o PB Frotas, o PB Flex e o Diesel Clean Bac, com eficiência logística e diferenciais econômicos, de qualidade, funcionais e tecnológicos que abarcam inteligências e suporte para automatizações customizadas, controle do sistema de abastecimento interno, melhoria da segurança e performance, mapeamento de consumo por equipamento, além de relatório de ganhos e perdas para evitar desvios, gestão de frota de empresas e ponto de abastecimento itinerante. Tudo por meio de um kit pronto para ser instalado, sem necessidade de obra de infraestrutra, com atualização remota, tecnologia Cloud Computing e todas as informações na palma da mão, um serviço aderente à nova realidade de home office e com interação a diversos sistemas ERP, sem custo adicional”, explica Thiago Andrade.
O Assessor Comercial Onézimo Souza completa, explicando que o stand da Petrobahia contará com um um painel de led para apresentação de todas essas soluções de abastecimento aos clientes consumidores finais do agronegócio, assim como indústrias, transportadoras e revendedores de postos de combustíveis. "Nossas soluções incluem consultoria especializada, contratos de garantia de fornecimento de combustíveis, Implantação de tanques para armazenamento em consumidores finais, controle de abastecimento de frotas, embandeiramento de postos de combustíveis, limites de crédito para compras, entrega de combustíveis por CIF (Cost, Insurance and Freight, modalidade pela qual o fornecedor é responsável por todos os riscos e custos com a entrega do combustível), e muito mais”, revela.
Esses são alguns dos diferenciais competitivos oferecidos pela Companhia, que ainda se destaca pelas soluções de eficiência logística e pelo jeito Petrobahia de ser, com uma cultura transparente e um modo de se relacionar com o mercado mais próximo dos clientes, negociações leves e contratos menos sobrecarregados que os da concorrência.
Valorização da região do Matopiba
"As operações da Petrobahia no Estado do Maranhão começaram em março de 2020, pela filial da Companhia no Porto de Itaqui, já compondo um plano estratégico de crescimento no entorno da região, mesmo com um mercado mais delicado naquele cenário de pandemia latente. Hoje, possuímos um market share e participação local mais relevante na distribuição de combustíveis no Estado, com um volume de vendas e resultados que já expressam um crescimento exponencial”, revela o gerente Comercial Regional da Petrobahia, Leandro D’el-Rey.
Segundo ele, a Distribuidora investiu em uma estrutura local com terminal próprio, em Balsas, ciente da riqueza que existe no Sul do Maranhão, região onde o agronegócio é muito forte e tem apresentado um crescimento significativo, ano após ano, com as safras e safrinha de milho e soja, por exemplo. A construção da nova base, no centro industrial de Balsas, a 15 km do centro da cidade, deve ser finalizada ainda este ano, com previsão do início das operações no próximo mês de outubro e primeiras vendas ainda em 2022. Um investimento de mais de R$ 8 milhões, até o momento, que já apresenta a Petrobahia com esse cartão de boas vindas para a região.
A Companhia já atua no Maranhão a partir de Itaqui e agora investe no seu processo de interiorização para atender todo o Estado, fazendo, ainda, uma espécie de triângulo de abastecimento. Seja do porto do Maranhão, por intermédio da base de Luís Eduardo Magalhães ou através da base de Porto Nacional, no Tocantins. Balsas fica em uma localização central e estratégica, permitindo, inclusive, a transferência de remessa de combustível das três bases da Petrobahia.
"Esperamos fechar novos negócios na feira e a partir da comercialização de nossos produtos diretamente da nova base. Temos como um pilar estratégico expandir nossas operações, ampliar e oxigenar a nossa base de atendimento no segmento para aumentar o volume de vendas e a participação no mercado ‘B2B’. Vamos agregar um maior número de negócios nessa modalidade assinando contratos de abastecimento de fornecimento de combustíveis, implantando todas essas soluções e diferenciais de forma customizada. E, muito em breve, com este terminal próprio a poucos quilômetros de abastecimento dos nossos clientes”, confirma o presidente da Petrobahia.
Thiago Andrade promete estreitar o relacionamento com os principais formadores de opinião do agronegócio do país durante o Agrobalsas. É assim que a Petrobahia pretende não apenas se tonar mais conhecida, após esses dois anos de atuação no Maranhão, mas também se fazer cada vez mais presente para contribuir para movimentar a economia local e ajudar a promover o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão.
O apoio virá por meio de novos investimentos no abastecimento de combustível via cabotagem, levando energia para toda região pelo terminal de Balsas, com a qual se destacará ainda mais como pioneira na implantação da primeira Base de Distribuição de Combustíveis em todo o Sul do Maranhão. Um facilitador de logística no atendimento aos clientes do Estado e da região do Matopiba.
“Nosso planejamento busca nos manter fortes no Norte/Nordeste e estados limítrofes com a inauguração de novas filiais, reforçando nossa estratégia de investimentos em mercados que apresentam demanda de atendimento, posicionando a Petrobahia com todo seu diferencial competitivo nessas regiões. Os investimentos ajudarão a gerar mais empregos diretos e indiretos, fomentando a economia regional e apoiando o crescimento de toda a cadeia produtiva de combustíveis no Maranhão, levando ainda mais desenvolvimento com a força e a referência do empreendedorismo da Petrobahia no ramo de combustíveis após esse investimento gigantesco em Balsas, o que vai ajudar na retomada e no aquecimento dos negócios na região”, conclui Thiago Andrade.