Pesquisador desenvolve metodologia para administrar laboratório

15.11.2008 | 21:59 (UTC -3)

Quem entrar no Laboratório de Instrumentação de Pós-Colheita da Embrapa Instrumentação Agropecuária vai observar um local bem organizado, compartilhado por pesquisadores e alunos e com informações sobre a metodologia de trabalho para os projetos em desenvolvimento expostas em cartazes afixados nas paredes. A logística adotada faz parte de um trabalho que o pesquisador José Dalton Cruz Pessoa está implementando no laboratório para padronizar os procedimentos, como forma de contribuir na operacionalização interna, na redução de energia necessária para execução das tarefas individuais e aumentar a produtividade.

A metodologia aplicada no laboratório, de gestão em P&D e de Desenvolvimento de Tecnologia será apresentada pelo pesquisador nesta segunda-feira (17/11), a partir das 15 horas, durante o VI Workshop do Instituto de Gestão de Desenvolvimento de Produtos (IGDP), no Anfiteatro Jorge Caron da USP. Em “O caso do Laboratório de Instrumentação em Pós-Colheita (LIPCo) da Embrapa Instrumentação Agropecuária”, o pesquisador vai mostrar como está estruturando a pesquisa a partir de um planejamento estratégico que definiu Missão, Visão e Valores do laboratório e organizou as pesquisas correntes em Plataformas de Pesquisa. Dalton explica que para a operacionalização do laboratório segue o programa de melhoria contínua, desenvolvido por ele, que inclui 12 processos, desde a seleção e contratação de bolsitas até a preparação de novas propostas de projetos. Para o processo de contratação o pesquisador desenvolveu o Manual de Seleção com indicação dos procedimentos necessários à contratação e o desenvolvimento de projeto técnico, que deve ser apresentado pelo candidato à vaga. No laboratório todos são responsáveis por funções operacionais e são os supervisores do próprio projeto, uma forma de, segundo o pesquisador, fazer com que todos se comprometam com a pesquisa que está realizando.

Para garantir a segurança do laboratório, um dos objetivos da metodologia desenvolvida pelo pesquisador, que ainda inclui melhoria na qualidade e aumento de produtividade, todos os usuários seguem uma série de recomendações, como desligar computadores e lâmpadas, tarefas aparentemente simples.

Dalton é Doutor em Ciências e professor de pós-graduação no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. Em 2008, decidiu ingressar num MBA em Gestão de Empresas pela FGV em Ribeirão Preto, para adquirir conhecimentos nas metodologias que podem tornar mais eficiente a pesquisa com foco no mercado.

Joana Silva

Embrapa Instrumentação Agropecuária

(16) 2107 2927

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro