Participantes do Top Ciência da BASF contribuem com rede de pesquisadores

14.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os agraciados pelo prêmio Top Ciência 2009 da BASF regressaram da viagem técnico-científica, que teve visita à estação experimental da empresa em Dinuba, na Califórnia, seguida de um workshop que ocorreu na cidade de San Francisco, também nos Estados Unidos, entre 18 e 26 de setembro.

Com a vivência conjunta e a troca de experiências, o grupo de 34 técnicos, pesquisadores e consultores de países da América Latina, sendo 24 do Brasil, criou um importante relacionamento, e consolidou ainda mais uma rede de cientistas que fazem parte da comunidade Top Ciência.

Todos os participantes do grupo Top Ciência estiveram envolvidos neste workshop apresentando seus trabalhos ou pôsteres científicos (painéis explicativos sobre sua pesquisa). Na ocasião foram convidados pela BASF dos Estados Unidos professores das Universidades do Estado de Nebraska, Iowa e da UC Davis - Universidade da Califórnia.

“Após cinco anos conseguimos criar um evento de destaque internacional e uma nova comunidade de pesquisadores, técnicos e consultores, onde podem trocar experiências profissionais com especialistas de 15 diferentes países da América Latina. Todos valorizaram o encontro e a oportunidade única deste intercâmbio internacional, criando um grupo científico de alta performance”, comenta Edson Begliomini, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovações Tecnológicas da BASF para a América Latina. Para completar o projeto, todos os trabalhos premiados serão reunidos em um livro, e assim ficarão disponíveis para consultas das futuras gerações.

AgCelence, marca que identifica os produtos da BASF que podem proporcionar efeitos fisiológicos positivos para as plantas, além do controle das doenças, e por sua vez, ganhos de produtividade e qualidade do produto final, foi destacado tanto pelos colaboradores brasileiros como pelos norte-americanos.

Os participantes do grupo Top Ciência ficaram entusiasmados com a experiência da viagem. Fernando Cardello, Gerente de Marketing de Cultivo da BASF na Argentina relata que é difícil transmitir resumidamente o que viveu naquela intensa semana. “Superaram todas as minhas expectativas, tanto do ponto de vista turístico como técnico. A oportunidade que a BASF me deu foi muito importante para meu crescimento profissional e intercâmbio com outros pesquisadores”, comenta.

“Foi uma experiência muito gratificante do ponto de vista humano, da qual todos puderam trocar experiências técnicas e de vida, fazer novos amigos, e estreitar vínculos com os que já eram conhecidos”, afirma Margarita Sillon, fitopatologista da Universidade Nacional do Litoral, em Santa Fé, Argentina, também vencedora do prêmio.

O prêmio Top Ciência nesta quarta edição contou com 376 trabalhos inscritos da América Latina, sendo 252 só do Brasil, envolvendo mais de 15 cultivos. Seu objetivo é estimular e difundir a inovação e o desenvolvimento de pesquisas científicas. Para tanto, o Top Ciência gera e promove a discussão de ideias que valorizam o conhecimento técnico e elevam os níveis de produtividade, qualidade, rentabilidade, além da proteção das lavouras, efeitos promovidos pelos benefícios AgCelence.

*Os defensivos agrícolas apresentados neste texto são produtos registrados pela BASF.

*Com referência às restrições estaduais, do Distrito Federal e municipais: vide rótulo e bula dos produtos.

Informações adicionais:

.

Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro