A Agrolend, fintech que facilita o acesso ao mercado de crédito para pequenos e médios produtores rurais, firmou parceria com a Serasa Experian para ter acesso a sua expertise em análise de crédito e gestão de risco. A partir de agora, a Agrolend passa a contar com soluções de ponta da Serasa Experian para aprimorar a precificação do crédito oferecido aos clientes, além de mitigar riscos de concessão. O objetivo é transformar o processo de demanda e concessão do recurso financeiro em algo mais ágil, seguro e descomplicado.
No primeiro momento, foi feito um estudo que cruzou indicadores como a previsibilidade das safras e a balança comercial de commodities, revelando uma precificação adequada. Depois, a fintech passou a utilizar o Serasa Score Agro, que, desenvolvido para atender as peculiaridades do setor, oferece informações para a análise de crédito, permitindo decisões seguras por meio da definição de parâmetros que reduzem o risco de inadimplência.
Resultados
Como resultado, a empresa pôde rentabilizar melhor seu modelo de negócio por meio de uma plataforma digital que conecta distribuidoras de insumos e revende maquinários e serviços diversos, reforçando sua missão de desburocratizar o acesso ao crédito e promover impacto social por meio de apoio a ecossistemas menos privilegiados, longe de grandes capitais e com menos investimentos.
A Agrolend tem acesso ao produtor rural quando ele busca crédito junto a parceiros para planejar sua plantação. Dando continuidade a esse trabalho, a fintech, que já possui 350 clientes e R$ 50 milhões em carteira de crédito, tem o desejo de ampliar sua carteira para 500 milhões de reais até o final deste ano e fechar 2023 com R$ 1 bilhão, além de criar linhas de crédito especiais para agricultores que adotem práticas sustentáveis.
De acordo com André Glezer, CEO da Agrolend, alavancar a produtividade das safras, expandir as culturas e adotar novas tecnologias são sonhos difíceis para muitos agricultores, que precisavam lidar com a escassez de crédito do setor. “Em meio ao cenário, contar com a segurança e facilidade das soluções da Serasa Experian foi crucial para ganharmos tração e podermos atingir o público que buscávamos: bons produtores que, até então, tinham pouco acesso ao crédito. A parceria também nos ajudou a desenvolver uma plataforma simples e digital com dados de confiança que devem precificar taxas justas para quem busca crédito e rentáveis para quem o concede”.
Já para o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, a parceria com a Agrolend reforça o propósito da companhia de seguir cada vez mais próxima do mercado do agronegócio, ofertando de maneira inovadora soluções seguras para as concessões de crédito oferecidas por seus parceiros. “Para nós é muito importante essa união com fintechs que pensam no desenvolvimento dos pequenos e médios agricultores, incentivando o aumento da produtividade e rentabilidade de seus negócios de maneira sustentável”.
Como funciona a nova plataforma da Agrolend desenvolvida em parceria com a Serasa Experian?
Com um cadastro que é preenchido pelo produtor rural na plataforma da Agrolend, disponibilizada pela distribuidora ou revenda parceira, entram em ação as ferramentas para avaliação de risco de crédito e conformidade socioambiental desenvolvidas pela Serasa Experian especificamente para o agronegócio, como Serasa Score Agro.
A solução compila e analisa os dados cadastrais, demográficos e de comportamento financeiro do produtor no mercado agrícola para atribuir uma pontuação de 0 a 1.000 que identifica as chances de inadimplência daquele CPF ou CNPJ. Quanto maior a pontuação, menor o risco de oferecer crédito, vender a prazo ou negociar a venda de safras antecipadas. Ao final, é emitida junto à Agrolend uma Cédula de Produto Rural (CPR) Financeira pelo produtor, que pode utilizar o crédito concedido para adquirir os insumos ou serviços ofertados pelo parceiro comercial.