Parceria Embrapa e BM foi apresentada em Passo Fundo, RS

20.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Os primeiros resultados do projeto que está sendo desenvolvido por diversas instituições públicas e privadas na Fazenda da Brigada foram apresentados no dia 12/11, reunindo autoridades do governo federal, estadual e municipal. A recuperação de áreas degradadas pela Embrapa Trigo determina os novos usos da Fazenda que conta com cerca de mil hectares às margens da BR 285.

As primeiras ações de recuperação da área da Fazenda pelo Comando Regional da Brigada Militar foram transformar o local num centro de desenvolvimento de equinos destinados à segurança montada. A estrutura permitiu a aproximação com a Universidade de Passo Fundo para uso do local como prática de ensino dos estudantes, especialmente após a criação do curso de Medicina Veterinária da UPF. “Após esta primeira fase, avaliamos que a Embrapa, junto com a UPF, seria o parceiro mais adequado para promover trabalhos de conservação de solo, água e floresta, otimizando o uso da área da Fazenda de modo produtivo sem comprometer a preservação do ambiente”, conta o Tenente Cel. Fernando Carlos Bicca.

A área da Fazenda da Brigada conta com 17 nascentes que abastecem os principais pontos de captação de água da cidade de Passo Fundo, além de banhados, mata nativa e animais silvestres. Contudo, a vocação agropecuária da região acabou destinando parte da Fazenda à produção de grãos e criação de gado em diversos momentos ao longo de quase seis décadas de história. A exclusividade da área para fins educativos e preservacionistas aconteceu somente com a intervenção do Ministério Público, há cerca de três anos, que estabeleceu critérios para uso da área de forma sustentável e sob regência única da Brigada Militar. Porém, até chegar a este parecer jurídico, muitas áreas de campo nativo e mata ciliar já haviam sido degradadas. A solução foi reunir entidades locais sensíveis ao problema para recuperar as diferentes áreas que compõem o ecossistema da Fazenda.

Ações

Nos últimos três anos, diversas ações têm sido desenvolvidas na Fazenda da Brigada para chegar a um modelo capaz de contemplar o tripé econômico-social-ambiental que faça jus ao nome do local: Centro Tecnológico de Desenvolvimento Equino e Programas Agroflorestais Sustentáveis da Brigada Militar (CTDEPAS/BM). A iniciativa do Batalhão Ambiental tem promovido, regularmente, a soltura de animais silvestres na área, sob a supervisão técnica da UPF; mudas de árvores nativas foram plantadas pelo Defap, IBAMA e Secretária Municipal de Meio Ambiente; estudantes da UPF estão mapeando trilhas que servirão de apoio à educação ambiental; através da Procuradoria Geral da União e Ministério Público, estão sendo destinados bens apreendidos ou como pagamento de dívidas a exemplo de madeira e recursos para infraestrutura; a parceria com a Coordenadoria Estadual de Educação levou mais de 200 estudantes para atividades na Fazenda; entre outras iniciativas em andamento.

Na área da pesquisa, coube a Embrapa implantar sistemas agroflorestais capazes de mostrar que produção e preservação ambiental podem andar juntas. Ainda em 2012, começou a recuperação de campos em mais de 60 hectares. “Foram retiradas vassouras com mais de três metros de altura no trabalho de descapoeriamento que levou quase dois meses para ficar pronto, contando também com o desmatamento de espécies exóticas e correção do solo. Logo depois, fizemos plantios de verão que serviram tanto à produção de sementes como à alimentação dos animais. No inverno, além de grãos, também implantamos pastagens. O próximo passo é definir áreas destinadas à pesquisa, como melhoramento, sistemas de produção e controle de pragas e doenças”, explica o analista da Embrapa Trigo, Ricardo Leão. Além da Embrapa Trigo, a empresa de pesquisa também conta com ações da Embrapa Produtos e Mercado-PF e Embrapa Florestas. “A proposta é transformar a área numa Fazenda Modelo, aplicando práticas sustentáveis que possam ser reproduzidas nas pequenas propriedades rurais. Estamos prevendo utilizar o local para promover dias de campo, treinamentos e palestras junto com a Emater e as cooperativas da região”, finaliza o Chefe-Geral da Embrapa Trigo, Sergio Dotto.

Para o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcio Patussi, o projeto em desenvolvimento na Fazenda Brigada já é um modelo de sucesso: “Em raras ocasiões podemos observar um esforço conjunto do governo federal, estadual e municipal de forma sincronizada. Este é um exemplo de que boas iniciativas, com instituições sérias, só podem dar certo”. Na avaliação dos representantes da Prefeitura Municipal - Liliane Rebechi, Secretária do Interior, e Edson Nunes, Coordenadoria de Projetos Especiais e Captação de Recursos – a iniciativa será lembrada no futuro, quando a comunidade realmente estiver colhendo os frutos plantados pelos atores enganjados no projeto.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro