Aprosoja investe em capacitação de supervisores de campo
Supervisores são parte da extensão da Associação no interior
Na manhã desta segunda (08), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Faculdade de Agronomia, foi dada a largada para a 2ª Semana da Agropecuária da UFRGS. Até sexta-feira (12), estudantes, docentes, técnicos, extensionistas, produtores rurais e empresas da área participam de palestras, minicursos e saídas de campo, possibilitando a capacitação profissional. A Semana, que traz como tema “Integração e inovação: insumos agropecuários”, conta com 650 inscritos em sua segunda edição. O objetivo do evento é aproximar o ambiente acadêmico e produtores rurais, promovendo a divulgação de tecnologias, a capacitação e o estreitamento de relações entre os envolvidos na produção de alimentos e no manejo de recursos naturais dentro e fora da porteira.
Integrante da comissão organizadora, o professor Michael Mazurana ressaltou o fato de ter dobrado o número de inscritos da primeira edição para a atual. Segundo Mazurana, a expectativa é que, ao longo dos anos, o evento se consolide e passe a ser uma referência no país e até mesmo internacional. Segundo o professor, o diferencial da Semana Agropecuária é integração de ensino, pesquisa e extensão, no contexto da excelência acadêmica da Faculdade de Agronomia. O diretor da Fagro, Carlos Alberto Bissani, em sua fala na abertura do evento, destacou o papel na capacitação e formação complementar que o evento desempenha.
A reitora em exercício Jane Tutikian contextualizou a atividade no momento em que as universidades federais sofrem ataques orçamentários e questionamentos sobre sua capacidade de gestão. Jane Tutikian afirmou que a Semana é uma ocasião especial para mostrar que a universidade produz muito e com muita qualidade. “A Semana é uma oportunidade para mostrar o que fazemos no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação. E nessa área, estamos estabelecendo pontes e parcerias com o setor privado, com os produtores rurais, com os profissionais da área, e também divulgando tecnologia, promovendo a capacitação e o estreitamento de laços com setores público e privado envolvidos na produção de alimentos”, disse a reitora.
A abertura oficial contou, ainda, com a participação dos discentes Alexssander Henrique Sausen e Carolina Grando, representando os diretórios acadêmicos dos cursos de Agronomia e Zootecnia, respectivamente; do diretor técnico da Emater, Lino Moura; da vice-diretora da Faculdade de Veterinária, Stella de Faria Valle; e do diretor da Estação Experimental Agronômica, Rafael Dionelo.
A manhã de segunda teve, após a abertura, a Aula Magna com o professor Antônio Mário Penz Junior, que abordou a Agricultura e Pecuária no Brasil e no Mundo. A programação incluiu minicursos nos dias 9 e 10 e atividades de campo nos dias 11 e 12, estas realizadas na Estação Experimental Agronômica. O evento ocorre em parceria com a Emater/Ascar, e conta com apoio de mais de uma dezena de empresas com atuação agropecuária.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura