Inoculantes na cultura da soja podem gerar economia
De acordo com Paula Cerezini, analista de produtos inoculantes da Rizobacter do Brasil, o uso de inoculantes torna a agricultura mais sustentável e economicamente viável
Ocorre no dia 8 de novembro (terça-feira), a partir das 18h00, com transmissão pelo YouTube, o painel “Adjuvantes e a Qualidade da Pulverização Agrícola”. O encontro, gratuito (inscrições abertas), reunirá os especialistas André Rossi, Hamilton Ramos, Maickon Balator e Paulo Bettini e tem por objetivo analisar benefícios e riscos associados a adjuvantes agrícolas. Tais produtos, em resumo, podem determinar o êxito ou o insucesso no controle de pragas, doenças e plantas daninhas nos principais cultivos.
Adjuvantes agrícolas constituem insumos misturados à calda dos defensivos agrícolas, visando, em tese, a elevar a eficácia dos tratamentos de lavouras. “Diferentemente dos defensivos, adjuvantes não necessitam registro oficial. Essa brecha traz riscos em relação à qualidade dos adjuvantes vendidos ao agricultor”, resume o pesquisador Hamilton Ramos, coordenador do evento.
Ramos está à frente do projeto “Adjuvantes da Pulverização” há quase 17 anos. O programa une o Centro de Engenharia e Automação (CEA) de Jundiaí (SP), do Instituto Agronômico (IAC) ao setor privado. O CEA-IAC é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
André Rossi, da Coopercitrus, abordará recomendações observadas pela cooperativa, uma das maiores do País, com vistas ao uso de adjuvantes nos cultivos agrícolas estratégicos. Gerente de desenvolvimento técnico de mercado, ele é engenheiro agrônomo com MBA em Gestão do Agronegócio. A Coopercitrus conta hoje com mais de 35 mil cooperados.
Especialista em agroindústria canavieira, nutrição de plantas, fertilidade do solo e tecnologia de aplicação, o painelista Maickon Balator falará sobre a visão da indústria de adjuvantes ante diferentes cenários tecnológicos do agro brasileiro. Balator ocupa o cargo de gerente de tecnologia de aplicação do grupo Vittia, fabricante de insumos de alta tecnologia.
Já o painelista Paulo Bettini é proprietário da Terra Pesquisa e Treinamento Agrícola, especializada em pesquisa agrícola. Também engenheiro agrônomo, além de mestre em agronomia (máquinas agrícolas), Bettini elencará fundamentos e medidas para promover o uso correto de adjuvantes nas propriedades, desde aspectos técnicos e de qualidade de produtos até medidas de segurança.
O evento será aberto e os interessados em assistir devem fazer inscrição no site, até o próximo dia 07 de novembro (segunda-feira) ou também no link disponível aqui.
Serviço
Adjuvantes e a Qualidade da Pulverização Agrícola
Data/horário: 8 de novembro, 18h
Inscrições: www.fonteagro.com.br ou https://www.sympla.com.br/produtor/fonteagro
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
De acordo com Paula Cerezini, analista de produtos inoculantes da Rizobacter do Brasil, o uso de inoculantes torna a agricultura mais sustentável e economicamente viável
Estudos no interior paulista apontam redução de emissão da ordem de 3,5 mil kg por hectare de CO2 equivalente; implementado em escala, sistema inserirá pequenos e médios produtores no emergente mercado de créditos de carbono