Oficina técnica da RIPA reúne pesquisadores

12.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A partir desta terça-feira (13/10), a Rede de Inovação e Prospecção Tecnológica para o Agronegócio (RIPA) realiza uma oficina técnica na cidade de Manaus.

Durante três dias, pesquisadores se reúnem no Novotel, para discutir uma extensa agenda. O término dos trabalhos está marcado para a manhã de quinta-feira (15).

Com o nome “Agricultura: mudanças climáticas e uso sustentável de recursos renováveis”, o evento discutirá demandas, portifólios de projetos e políticas públicas e tem a realização da RIPA, Embrapa Amazônia Ocidental e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Além delas, estão engajadas no evento o Fundo para o Setor de Agronegócios (CT-Agro), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A programação tem abertura na manhã de terça-feira (13) com a composição da mesa e a primeira sessão plenária, na qual serão discutidas a sensibilização nos temas que serão desenvolvidos nos grupos e a metodologia. À tarde haverá a primeira tarefa dos grupos, que é a organização de assuntos por objetivos.

Na quarta-feira (14), acontece, pela manhã, a segunda tarefa dos grupos com a organização do foco e priorização dos assuntos críticos por objetivos e a segunda plenária com a apresentação das prioridades elencadas por objetivo. À tarde, ocorre a terceira tarefa de grupos, que é a organização dos portifólios de projetos.

Na quinta-feira pela manhã ocorrem a terceira etapa das tarefas dos grupos e sessão plenária. Na primeira atividade haverá a organização dos portifólios e projetos. Já na segunda acontece a apresentação do portifólio de projetos e o encerramento da oficina técnica.

Quatro grupos trabalharão na oficina técnica. O primeiro abordará a agricultura e o carbono, a influência da agricultura nas mudanças climáticas. O segundo, as vulnerabilidades, influência das mudanças climáticas na agricultura. O terceiro, a mitigação dos efeitos climáticos na produção agrosilvipastoril. O quarto aborda o uso sustentável de recursos renováveis.

Michel Lacombe

Portal RIPA

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro