Novo Laboratório de Sementes e Mudas é inaugurado em Campinas (SP)

Investimento foi de R$ 1,5 milhão; cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades estaduais e municipais

26.10.2023 | 14:02 (UTC -3)
Secretaria de Agricultura
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Secretaria de Agricultura de São Paulo entregou, nesta semana, as novas instalações do Laboratório de Sementes e Mudas na cidade de Campinas. A unidade da CATI produz e comercializa variedades com garantia de qualidade e preço acessível, como ferramenta de extensão rural e políticas públicas, principalmente para a agricultura familiar.

Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, a cerimônia reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de servidores da Pasta. O recém-nomeado coordenador da CATI, Ricardo Pereira, reforçou o orgulho que sente em fazer parte da equipe da SAA. 

“Uma entrega como essa revigora nosso compromisso com o povo paulista e nos mantém mais atentos às necessidades dos produtores rurais. Aqui conseguimos analisar mais de 500 espécies de plantas. Isso não é para qualquer um”, finalizou.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na ocasião, Guilherme Piai destacou como o investimento é importante para as cadeias produtivas do agro. “As novas instalações são um início de algo muito maior. Estou confiante de que os trabalhos a partir de agora vão ser cada vez mais grandiosos. Temos uma equipe técnica competente e que, com toda a certeza,  fará uma revolução nas mais diversas áreas do agro de São Paulo”, completou.

Instalado em dois andares de um dos prédios que integra o complexo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em Campinas, o Laboratório de Sementes e Mudas não recebia reparos há muito tempo. O telhado ainda era o original desde 1960, assim como a parte elétrica e o encanamento.

Atividades do Laboratório de Sementes e Mudas em 2023

Em 2023, o Laboratório de Sementes e Mudas já recebeu mais de 1.500 amostras de sementes, que representam mais de 372 mil toneladas de material para a verificação da qualidade e conformidade com os padrões nacionais estabelecidos.

O volume é proveniente da produção de sementes certificadas da CATI Sementes e Mudas, da produção de sementes genéticas da IAC, da fiscalização de sementes importadas do Vigiagro/Mapa e atendimento às análises com finalidade de exportação de sementes. 

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro