Nova soja com resistência a nematoides chega ao Brasil até o fim da década

BASF, Corteva e M.S. Technologies anunciam acordo para desenvolvimento

13.08.2025 | 10:24 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Maria Jose Pirez Braga, Isabel Sousa e David Thompson

BASF, Corteva Agriscience e M.S. Technologies anunciaram acordo de licenciamento para incorporar característica (trait) de resistência a nematoides nas variedades de soja Enlist E3 e Conkesta E3. A novidade destina-se ao mercado brasileiro. Conforme as empresas, a tecnologia oferece a primeira solução biotecnológica contra os nematoides das lesões-radiculares (Pratylenchus brachyurus) e do cisto-da-soja (Heterodera glycines).

A nova característica foi desenvolvida pela BASF. A empresa registrou mais de 90% de eficácia no controle de P. brachyurus em mais de 160 ensaios de campo realizados nos últimos sete anos. A combinação dessa inovação com as tecnologias Enlist E3 e Conkesta E3 promete ampliar a proteção e o potencial produtivo das lavouras brasileiras.

O sistema Enlist E3 é adotado por agricultores nos Estados Unidos. Está em expansão na América Latina. As sementes apresentam tolerância a três herbicidas: 2,4-D sal colina, glifosato e glufosinato, permitindo maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas resistentes. A variedade Conkesta E3 ainda agrega duas proteínas Bt (Cry1F e Cry1Ac), destinadas ao controle de lagartas.

As tecnologias transgênicas usadas nas variedades Enlist E3 e Conkesta E3 são de propriedade conjunta da Corteva e da M.S. Technologies. A incorporação do trait da BASF à base genética dessas variedades visa elevar o nível de proteção contra nematoides para os produtores da América do Sul.

As empresas preveem que as sementes com a nova característica cheguem ao mercado brasileiro até o fim desta década ou início da próxima. A liberação depende das aprovações regulatórias e da finalização dos testes de campo. A comercialização em outros países também está em análise.

Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025