Nortox, maior fabricante nacional de agroquímicos, completa 70 anos de presença no campo
Empresa foi fundada no Norte do Estado do Paraná em 1954 por Osmar Amaral
15.04.2024 | 08:25 (UTC -3)
Publieitorial
PUBLIEDITORIAL
Em 1954, o Brasil
tinha, segundo o IBGE, 57 milhões de habitantes, dos quais 2,8 milhões viviam
no Paraná. O café era uma das grandes fontes de riqueza. Só no Paraná, eram
mais de 560 mil hectares e uma produção de mais de 340 mil toneladas. Foi nesse
cenário que um jovem empreendedor chamado Osmar Amaral fundou a Nortox, no dia
14 de abril, no município de Apucarana. A empresa nasceu com apenas um produto
no catálogo, destinado a combater a broca que ameaçava os cafezais.
Ao completar 70 anos, a
Nortox, hoje com a sua sede no distrito de Aricanduva, município de
Arapongas/PR, é o maior fabricante nacional de agroquímicos e também a única
empresa brasileira do agro atuando em três plataformas de negócios (defensivos,
micro fertilizantes granulados e sementes híbridas de milho e sorgo). “A Nortox
tem uma trajetória que se caracteriza por andar sempre ao lado do agricultor,
com um time de campo altamente qualificado e uma estrutura na retaguarda que
garante produtos e serviços de altíssima qualidade”, afirma o Diretor
Administrativo Roberto Amaral.
O DNA da empresa
continua sendo o agroquímico e cada setor vem contribuindo para que ela esteja
na vanguarda, garantindo soluções competitivas e seguras para o agricultor. “A
grande contribuição da área comercial nos últimos anos foi a de formar um
portfólio de produtos exclusivos, como o fungicida Scudeiro e o herbicida
Arkeiro, lançados recentemente e muito bem recebidos pelo mercado”, afirma João
Marcos Ferrari, Diretor Comercial. Os dois produtos tiveram eficácia comprovada
em mais de 20 instituições de pesquisa do Brasil, nas consultorias e nos
ensaios cooperativos. “A Nortox não vende ativo. Ela vende solução para o
agricultor. Dentro desse princípio, nós testamos todas as possíveis combinações
para chegar ao melhor produto”, acrescenta Ferrari
A inovação também está
no DNA da Nortox. A empresa inovou, por exemplo, quando ainda na década de 70
iniciou e dominou a síntese de Trifluralina no Brasil. E também na década de 80
quando quebrou a patente de síntese e produziu o herbicida Glifosato no país,
reduzindo custo e concorrendo de forma direta para viabilizar o plantio direto.
As inovações não pararam. Ao lançar a Akcelo, por exemplo, a Nortox foi uma das
primeiras do segmento a apostar numa plataforma que permite ao usuário cadastrado
acessar o portfólio completo da empresa, tudo 100% online e 24 horas por dia.
Sustentabilidade
Em matéria de sustentabilidade, a Nortox também é
referência no seu segmento. Somente em 2023, a empresa deixou de utilizar cerca
de 1.300 toneladas de óleo BPF (derivado de petróleo) para utilizar cerca de
11.500 metros cúbicos de madeira de reflorestamento, suprindo assim a
necessidade atual de produção de vapor. Além desta substituição ser mais viável
economicamente, ela tem o benefício de ser uma fonte renovável e sustentável.
Essa utilização de madeira pela Nortox, substituindo o óleo BPF, foi possível
através da produção de madeira de reflorestamento assegurada pela sua
investida, a Cedro Vermelho Agroflorestal Ltda, que detém cerca de 427 ha de
áreas sob gestão destinadas ao cultivo de eucaliptos e cedro australiano.
A Nortox também patrocina projetos socioambientais
como o Olho D’Água, uma parceria com as cooperativas Cocari (de Mandaguari/PR)
e Coopercitrus (Bebedouro/SP) que já restaurou mais de 1.200 nascentes. O
projeto recebeu o selo do Instituto Chico Mendes e foi premiado pela Organização
das Cooperativas Brasileiras (OCB). Também patrocina o Projeto Escola de Velas
(Florianópolis/SC), o Projeto Crescer (Arapongas/PR), a Orquestra de Jovens de
Nova Mutum (MT) e a Equipe de Futsal de Apucarana (PR), beneficiando mais de
1.500 crianças e jovens com educação, esporte e cultura.
“Nortox. Ontem, hoje e
sempre na agricultura do amanhã”. Esse é o tema da campanha de comunicação da
empresa para este ano. “É o momento de refletirmos sobre os caminhos que nos
trouxeram até aqui e também sobre os novos desafios e o papel que a Nortox
ocupa hoje no mercado”, afirma Lucas Morais, Coordenador de Marketing –
Comunicação.
Seu Osmar partiu no dia 08 de outubro de 2020, aos
95 anos. Convidado
certa vez a fazer um balanço sobre a sua trajetória à frente da Nortox, ele
assim resumiu: “O sentimento é um só: o do dever cumprido”. Seu legado é até
hoje a grande inspiração para a Equipe Nortox seguir firme na busca permanente
da superação.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura