Minas: maior número de propriedades aptas a exportar carne para a UE
Estratégias para Cana no Brasil – Um Negócio Classe Mundial – livro lançado em 11 de dezembro, pela editora Atlas, está alinhado ao trabalho desenvolvido pela BASF nesse segmento brasileiro da economia e agricultura.
No estudo, os autores Marcos Fava Neves e Marco Antonio Conejero tratam dos negócios gerados na cadeia sucroenergética. Em uma versão exclusiva, a obra traz prefácio do engenheiro-agrônomo Eduardo Leduc, diretor de Proteção Cultivos da BASF no Brasil.
Na introdução, Leduc destaca o crescimento expressivo do segmento, frisando que o Brasil é líder mundial na produção e industrialização da cana-de-açúcar tornando-se uma referência em energia limpa e renovável. “Ela contribui, decisivamente, para a sustentabilidade do planeta e para a luta contra o aquecimento global, já que hoje é a matéria-prima mais eficiente para a produção de etanol e bioeletricidade“, escreveu.
Estudo da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (Universidade de São Paulo) Ribeirão Preto destaca que o setor sucroenergético brasileiro movimenta US$ 87 bilhões por ano. Apenas as vendas de bens finais (etanol, açúcar, bioeletricidade, levedura e aditivo e crédito de carbono, entre outros) representam 1,5% do PIB nacional, ou US$ 28,1 bilhões.
A BASF patrocina parte da tiragem de 3 mil exemplares com o intuito de difundir informações importantes e novidades da cultura para a cadeia agroindustrial. De acordo com Redson Vieira, gerente de Marketing de Cana e Amendoim da BASF, a cultura da cana-de-açúcar é uma das três mais importantes para a empresa. “O cultivo da cana tem capacidade de produção de energia, açúcar e etanol e seus resíduos são reaproveitados. A atividade sucroalcooleira tem alinhamento com os pilares estratégicos de nossa empresa e um deles é a produção de forma sustentável”, justifica.
O trabalho é uma coletânea de textos, resultado de um projeto que compartilha o conhecimento dos autores, especialmente na análise e planejamento para o setor da cana-de-açúcar. Segundo a editora Atlas, a obra será referência para profissionais e acadêmicos envolvidos com agronegócio e bioenergia, nas áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Canais de Distribuição, Responsabilidade Social Corporativa, Direito Econômico e Ambiental, Certificações Socioambientais, Sustentabilidade Empresarial, Políticas Públicas, Estratégias Empresariais e Planejamento de Associações de Interesse Privado.
Organizado em dez capítulos, o titulo começa tratando da produção de cana e seus desafios, depois segue explicando como se dão as transações mais importantes do setor. Abrange ainda a indústria, seus movimentos, estratégias de crescimento e diversificação, e internacionalização. Fala também dos negócios do açúcar e das transações nacionais e internacionais do etanol, e trata ainda da agenda socioambiental da cana e da indústria de etanol nos EUA. Ao final, o livro apresenta o plano estratégico ao setor de cana.
Para desenvolver o estudo, os autores empregaram o método GESsis (Planejamento e Gestão Estratégica de Sistemas Agroindustriais), com mapeamento e quantificação dos elos que compõem o sistema agroindustrial da cana-de-açúcar. Com estas informações, os autores elaboraram até estimativas de vendas e movimentações financeiras do setor.
O evento de lançamento foi realizado dia 17 de dezembro, na livraria Paraler no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto (SP).
A editora Atlas, responsável por este projeto editorial, tem 65 anos de mercado e conta, hoje, com um catálogo que abrange mais 1,3 mil livros, contribuindo para a evolução da educação brasileira. Informações adicionais:
Mais informações podem ser obtidas no endereço
.
Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura