Feliz dia do Agricultor!
A importância inegável da agricultura para a economia nacional torna o segmento ávido por tecnologias de ponta. O bilionário mercado coloca a SKF em posição privilegiada para abastecer o setor com peças e equipamentos que garantem a produtividade da fazenda.
Os valores robustos do mercado obrigam o agricultor a prestar atenção em fatores que vão desde o período de semeadura, nutrição e proteção das culturas plantadas, até o tipo de rolamento e lubrificante usados em suas máquinas e ferramentas agrícolas. Assim, no dia 28 de julho, quando é celebrado o Dia do Agricultor, a SKF reforça a necessidade da manutenção preventiva de máquinas agrícolas como forma de evitar o prejuízo de paradas não programadas.
Mercado
Os últimos números divulgados pela Assessoria de Gestão Estratégica (AGE) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), situam o mercado agropecuário brasileiro em espetaculares R$ 447 bilhões. O indicador é calculado a partir das estimativas de safras, da produção agropecuária e dos preços recebidos pelos agricultores. E aqui são computadas apenas as safras.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), entre janeiro e maio deste ano foram produzidas quase 35 mil unidades voltadas para a agricultura. O número, por enquanto, é menor que em 2013 quando, no entanto, atingiu-se um recorde histórico de produção no setor, com 83 mil máquinas e cerca de 20% a mais que no ano anterior. Somente com exportações de máquinas agrícolas, foram mais de R$ 8 bilhões em valores atualizados.
Soluções SKF
Tamanho, local, elevação, clima, estrutura do solo e rotação de culturas tornam cada fazenda única. Mas as condições desafiadoras as quais as máquinas agrícolas são submetidas são as mesmas. Lama, poeira e detritos. Calor e frio extremos. Chuva e escoamento. Produtos químicos corrosivos. Longos períodos de inatividade seguidos de intensos períodos de trabalho. Todos esses fatores tornam a manuntenção do maquinário uma questão de sobrevivência para o produtor agrícola.
Peças defeituosas, vedações inadequadas e falta de lubrificação podem provocar paradas não programadas em equipamentos como colheitadeiras, aradores, enfardadeiras, tratores, semeadores e adubadores. O prejuízo pode ser enorme. Por isso o produtor precisa ficar atento. Pra facilitar, a SKF possui soluções completas para esses desafios: sistemas de lubricação centralizadas, freio de estacionamento eletrônico, atuadores eletromecânicos, unidades segadoras e de aragem motorizada, além de rolamentos. Tudo para garantir o correto funcionamento do maquinário durante os períodos de aragem, semeadura, adubação e colheita.
SKF industrial
A divisão industrial da SKF atua em duas frentes: venda de produtos e execução de serviços em manutenção industrial. Os produtos da empresa, como rolamentos, correias, polias, acoplamentos e correntes, ajudam a melhorar a transmissão de potência das indústrias e a reduzir os custos das operações com paradas não programadas em máquinas e equipamentos. Por meio da execução de serviços, a companhia faz manutenção preditiva e proativa em sistemas rotativos e ajuda grandes conglomerados a obter mais eficiência na gestão de ativos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura