BASF divulga Relatório América do Sul
Especializada na produção de bandas compactadoras para plantadeiras de grãos, a Molbor, de Sertãozinho/SP, acaba ter todos os seus processos certificados por uma das mais importantes normas internacionais de qualidade, a ISO 9001: 2008.
Após um ano e meio de intensas transformações, a Molbor conseguiu altos índices de melhorias em setores que vão do atendimento ao cliente à qualidade dos produtos. "Aumentamos consideravelmente nossa qualidade em desenvolvimento de bandas compactadoras, investimos em novas tecnologias, equipamentos e infra-estrutura, o que nos conduziu à conquista da ISO", explica Jader Ribeiro, diretor da Molbor.
Outros investimentos também foram feitos na parte de conscientização dos profissionais que passaram por treinamentos e palestras para que o processo de mudança de cultura fosse aos poucos implantado. Segundo o diretor, foram trabalhados temas relevantes como o comprometimento com a organização, o que contribuiu para que houvesse uma quebra de barreiras e vícios comuns a qualquer ambiente de trabalho.
Lilian Navarro C. Nascimento, consultora em gestão da qualidade, acompanhou todo o processo de implantação das normas na Molbor. "A empresa já estava com meio caminho andado, ainda que longo, o processo contou com o comprometimento de toda empresa. Isso contribuiu efetivamente paro o sucesso do trabalho", diz. Outro ponto considerável, de acordo com Lilian, foi o interesse da Molbor em conquistar a ISO 9001: 2008 não apenas para ter um certificado, mas para usá-la como um sistema de gestão em qualidade.
Para Ribeiro, o mercado agrícola tem se tornado cada vez mais exigente, desqualificando muitos fornecedores por não atenderem os requisitos de qualidade do setor. "Com a ISO 9001: 2008 não nos encaixamos nesse grupo", pontua.
Fornecedora de bandas compactadoras para países na América do Sul e Europa, ainda que com projetos prematuros de expansão para novos países, a Molbor acredita que existe um mercado forte e potencial fora do Brasil a ser explorado. Lugares como os Estados Unidos, por exemplo. "Embora o mercado estadunidense seja muito acirrado, é possível estabelecer um trabalho lá dentro com bons produtos e preços competitivos. Para isso, uma certificação como a ISO 9001:2008 é imprescindível", garante.
Fonte: TRIA Assessoria em Marketing e Comunicação - 16-3947-4295
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura