IDR-Paraná discutirá manejo de solos compactados no Show Rural
Instituto apresentará tecnologias que melhoram a preservação dos recursos naturais e contribuem para o rendimento das culturas
O milhos Variedade de Polinização Aberta (VPA) da Epagri estão se mostrando resistentes a ataques de lagartas e cigarrinhas em plantio experimental instalado em Rio Rufino, na região serrana de Santa Catarina. A área de observação foi instalada em 24 de novembro e os primeiros resultados são promissores. Os milhos VPA foram desenvolvidos pela Epagri/Cepaf.
As variedades são resultado de melhoramento genético e aliam boa produtividade e rusticidade. O valor das sementes também é mais acessível a produtores familiares, quando comparado a outras disponíveis no mercado, principalmente as híbridas e transgênicas.
A lavoura experimental foi instalada pelo extensionista rural da Epagri em Rio Rufino, Gilmar Luiz Espanhol, com apoio de Théo Piucco Rocker, engenheiro-agrônomo da prefeitura local. Foram semeadas as variedades SCS155 Catarina e SCS156 Colorado em um hectare da propriedade do agricultor familiar Arilto da Silva, na comunidade do Rio de Areia. Arilto é beneficiário do Programa Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), através do qual adquiriu a propriedade, com apoio da Epagri.
A lavoura utiliza baixa tecnologia na condução. O extensionista da Epagri revela que inicialmente ocorreram pequenos ataques de lagarta e cigarrinha. “Mas com o tempo essas variedades se mostraram resistentes a esses ataques, visto que se desenvolveram muito bem, sem sintomas de enfezamento, permitindo inclusive, que a área venha a ser utilizada como demonstração durante dia de campo que já vem sendo planejado”, detalha.
Os enfezamentos do milho são um complexo de doenças que inclui o enfezamento-vermelho, o enfezamento-pálido e a virose-da-risca. Elas são causadas pelo ataque de cigarrinhas-do-milho infectadas e podem comprometer até 100% de lavouras do grão. Ao mostrarem-se resistentes a essa praga, os milhos VPA da Epagri representam uma boa alternativa aos agricultores familiares.
Os milhos VPA da Epagri vêm ganhando cada vez mais espaço nas lavouras catarinenses e até pelo Brasil, mas seu cultivo se concentra no Grande Oeste de Santa Catarina, maior produtora de grãos do Estado e região para o qual foram desenvolvidos. Além de serem resistentes a doenças e pragas, também apresentam bom desenvolvimento diante de estiagens. Para observar seu comportamento em diferentes condições de clima e solo, a Epagri vem ampliando as áreas experimentais de plantio pelo território catarinense.
As sementes de milho VPA são comercializadas pela BMF Tec Bio, empresa licitada pela Epagri para promover a produção, beneficiamento e difusão dos milhos VPA SCS154 Fortuna, SCS155 Catarina e SCS156 Colorado. A empresa tem obtido boas produtividades nos seus campos instalados no Rio Grande do Sul. Como a procura pelas sementes é alta, a recomendação é que os interessados já façam suas reservas para a safra 2024/25 pelo WhatsApp (55) 99211-6681 ou pelo e-mail bmf@bmforganicos.com.br.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura