Melhoramento genético para adaptação às mudanças climáticas

07.11.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A agricultura é uma atividade altamente dependente dos elementos climáticos, como temperatura, pluviosidade, umidade e radiação solar, sendo que, qualquer interferência em um ou mais desses fatores pode influenciar o desenvolvimento das plantas.

Neste contexto, as mudanças climáticas previstas para as próximas décadas trarão um novo desafio para o setor agrícola, pois é esperado um aumento na média da temperatura do Brasil. Assim, a agricultura poderá sofrer com estresses abióticos mais frequentes e severos, como seca e altas temperaturas, e estresses bióticos, como maior ocorrência de pragas e doenças.

Há regiões do país em que a produtividade de algumas culturas agrícolas ainda se encontra aquém do seu potencial, justamente por causa desses estresses, considerados limitantes.

Por isso, a pesquisa na área de Melhoramento Genético Vegetal tem trabalhado para adaptar a produção agrícola às mudanças climáticas, por meio de tecnologias que geram plantas mais tolerantes a estresses como deficiência hídrica, altas temperaturas e alterações na incidência e na severidade de doenças.

Em breve, vamos disponibilizar material completo sobre o tema "Efeitos das mudanças climáticas na produção de hortaliças".

Serviço:

Data: 12 e 13 de novembro de 2013

Horário: 8h30 às 16h30

Local: Auditório da Embrapa Hortaliças (ver mapa)

Carga horária: 14 horas

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro