MAYA TE 131 é a Grande Campeã da Nacional Angus durante a Feicorte 2011

17.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

O resultado do Grande Campeonato Fêmea Angus da 11ª Exposição Nacional Angus, promovida pela Associação Brasileira de Angus (ABA) e Núcleo Paulista dos Criadores de Angus foi decidido na tarde dessa quinta-feira (16), em disputa apertada na pista de julgamento do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP), durante a Feicorte 2011.

Ao todo 106 fêmeas participaram da pista de julgamento que teve participação especial do técnico norte-americano Mark McCully, vice presidente da Certified Angus Beef, que pela primeira vez está no país para realizar um julgamento promovido pela Angus do Brasil, que reuniu os principais criatórios de seleção da raça nas regiões Sul e Sudeste.

O título de Grande Campeã Fêmea Angus da Feicorte 2011 ficou com a expositora Zuleika Borges Torrealba, proprietária da Cabanha da Maya, de Bagé (RS), com a vaquilhona ‘MAYA TE 131’, de 1 ano e 10 meses. A Reservada Grande Campeã foi a fêmea ‘ESPINILHO TE 33’, do produtor Roberto Soares Beck, Estância do Espinilho, Cruz Alta (RS). A terceira colocada foi o Box 10 do catálogo, categoria Terneira Menor, ‘MAUFER 022 RAINHA NO’, de Mauricio e Fernando L. Weind, Cabanha Maufer, de Cruzeiro do Sul (RS).

Nas palavras do atual presidente da ABA, Paulo de Castro Marques, esta exposição foi a mais completa já realizada na história recente da raça, no que diz respeito a participação dos criatórios, animais de alta qualidade e caracterização racial dos exemplares apresentados. Renato Ramires, presidente do Núcleo Paulista de Angus, diz que a escolha do jurado com relação à Grande Campeã, Reservadas Grande Campeã e 3ª Melhor Fêmea foi bastante justa, pois, para ele, o técnico entendeu perfeitamente o conceito de melhoramento genético desejado pela Angus no Brasil.

Para o juiz da prova, os animais em pista eram de altíssima qualidade e superiores em todos os aspectos morfológicos e de funcionalidade. “A perfeição do gado Angus que desfilou pela pista ao longo do dia de ontem, e também durante o dia de hoje no Grande Campeonato foi excepcional”, destaca. Ainda na visão do jurado a padronização dos animais chamou muito a atenção, mérito do trabalho desenvolvido pelos selecionadores brasileiros da raça Angus.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro