Goiaba pode garantir renda a agricultores

16.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Bruno Zamora Teoro

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) vai reunir produtores de uma região que vê o seu setor rural inserido em uma crise para apresentar alternativas de geração de renda. Agricultores de Pelotas e cidades vizinhas convivem com as dificuldades da baixa demanda e dos preços em queda do fumo – cultura dominante em grande parte dos municípios locais – e, para apresentar uma saída, a Embrapa e instituições parceiras vão mostrar as possibilidades e as formas de cultivo da goiabeira.

Os agricultores trocarão informações em Tarde de Campo agendada para esta sexta-feira – 17 de junho –, às 14h, na Colônia São Manoel. O secretário estadual de Agricultura do Rio Grande do Sul, Luiz Fernando Mainardi, participará do evento para conhecer a opção de geração de renda para a agricultura gaúcha. Mainardi chegará a Pelotas ainda pela manhã, quando visitará a Embrapa Clima Temperado.

A goiaba serve de base para uma ampla gama de produtos da indústria, também pode ser consumida in natura e é uma cultura espontânea na região. É comum produtores terem goiabeiras plantadas em suas propriedades, faltando qualificar o cultivo com um manejo adequado e com a introdução de variedades mais produtivas.

A idéia da Embrapa, do Escritório Regional de Pelotas da Emater/RS e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – organizadores da Tarde de Campo – é mostrar aos agricultores formas de concretizar a goiaba como uma alternativa de geração de renda. O foco: mostrar as potencialidades da região para a diversificação. A agregação de valor via agro-industrialização será exposta, assim como temas relacionados a mudas, manejo, controle de pragas e colheita.

Assessoria de Imprensa/Embrapa Clima Temperado

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro