Mais investimento em tecnologia e treinamento na lavoura do abacaxi

23.10.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A preocupação com a segurança alimentar e a melhoria dos processos de cultivo para maior qualidade da produção de abacaxi motivou as equipes da Bayer CropScience e Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG-Campus Frutal) a promoverem em parceria várias ações de conscientização e capacitação técnica com cerca de 75 produtores locais. Os treinamentos ocorrem até dezembro no munício de Aparecida de Minas, localizada a 50 km de Frutal, grande produtora de abacaxi na região do Triângulo Mineiro.

Segundo Adriana Ricci, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience, as palestras incluirão temas importantes para o dia a dia dos fruticultores, entre eles, manejo e fitotecnia da cultura; resíduos de agroquímicos; tecnologia de aplicação; uso correto e seguro de EPIs e defensivos; colheita e embalagem de frutas.

“É fundamental que esses produtores tenham consciência da importância das técnicas e tecnologias de aplicação de defensivos e profundo conhecimento de como evitar resíduos nas frutas. Respeitar a carência entre as aplicações de defensivos e fazer uso das doses adequadas e recomendadas do insumo significa melhor produtividade e maior qualidade da safra”, ressalta a gerente. Além disso, Adriana enfatiza o quanto é significativo que esses fruticultores trabalhem com o manejo integrado e protejam sua saúde com o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPI).

A parceria com a UEMG veio por meio da pesquisadora Claudia Kazumi Fujita, professora da Universidade, que já trabalha o projeto Pesquisa, gestão e desenvolvimento da cultura de abacaxi do Triângulo Mineiro, Frutal-MG, focando o melhoramento do padrão de qualidade e o aumento da produtividade do abacaxi em Frutal e região. Ela comenta que a ação surgiu da necessidade dos fruticultores por apoio e suporte técnico. “A parceria com a Bayer é inovador na nossa região, refletindo num trabalho que está fazendo a diferença para os produtores que estão sendo tecnificados. Por meio dos treinamentos e das palestras de conscientização, esses produtores, num futuro próximo, poderão vir a conquistar a certificação por qualidade e uniformidade da produção, agregando maior valor ao abacaxi comercializado.”

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro