Mais de dois terços da área cultivada com soja já foram colhidos no RS

A operação estendeu-se durante o turno da noite com o objetivo de aproveitar as condições ideais e a previsão de chuvas para o final de abril

29.04.2022 | 08:07 (UTC -3)
Taline Schneider

Dos mais de 6,3 milhões de hectares cultivados com soja no Rio Grande do Sul nesta Safra 2021/2022, 68% dos cultivos já foram colhidos. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido pelas gerências de Planejamento e de Comunicação da Emater/RS-Ascar, houve intenso trabalho de colheita entre os dias 18 e 22/04, condicionado pelo grande número de lavouras que atingiram estágio de maturação (26%) e pelo tempo firme e seco. Outros 6% ainda estão em fase de enchimento de grãos.

A operação estendeu-se durante o turno da noite com o objetivo de aproveitar as condições ideais e a previsão de chuvas para o final de abril. O índice elevou-se, em uma semana, de 55% para 68% da área cultivada. A produtividade, nessas lavouras, é ligeiramente superior às obtidas nas semanas anteriores por terem sido beneficiadas pela recorrência de chuvas a partir de fevereiro, prevendo-se melhora um pouco mais acentuada nas implantadas no final de novembro e durante o mês de dezembro. A expectativa de produtividade para o final de safra, ponderando sobre a colheita de lavouras com diferentes potenciais produtivos, permanece em 1.511kg/ha, representando uma redução de 52% em comparação à projetada inicialmente.

Milho

O período foi marcado pela alta luminosidade e pela baixa umidade relativa do ar, que contribuíram para a perda de umidade dos grãos e consequentemente favoreceram o avanço dos trabalhos de colheita mecanizada do milho no Estado. Contudo, a proporção de lavouras colhidas avançou pouco, elevando-se de 82% para 84% dos cultivos. Restam a campo 10% das lavouras em maturação ou maduras e 6% em fases reprodutivas, sendo 4% em enchimento de grãos e 2% ainda em floração.

Essas lavouras, que estão em floração e enchimento de grãos, continuam apresentando bom desenvolvimento, apesar de correrem riscos em caso de registro de geadas nas próximas semanas. A expectativa de produtividade para a safra permanece 3.500 kg/ha, isto é, com decréscimo de 55% da inicialmente projetada.

Milho silagem

Estima-se que foram colhidos 70% dos cultivos destinados à silagem no RS. Permanecem 25% em fase de enchimento de grãos. A produtividade média é cerca de 20 t/ha, significando uma redução de 53% na projeção inicial. Contudo, as lavouras remanescentes têm potencial produtivo muito mais elevado do que as ensiladas anteriormente, que haviam sido afetadas pela estiagem.

Arroz

A colheita atingiu 89% da área cultivada no Estado. Rizicultores aproveitaram o clima seco até 22/04 para acelerar a operação, considerando que a previsão apontava chuvas com índices pluviométricos elevados para a última semana de abril. A produtividade média estimada permanece em 7.650 kg/ha, significando um decréscimo de 8% da previsão inicial. No entanto, nas áreas onde não houve insuficiência de irrigação, as lavouras alcançaram cerca de 11.500 kg/ha.

Feijão 1ª e 2ª safra

A colheita da primeira safra de feijão alcançou 90% da área cultivada e já foi encerrada na maior parte do Estado, em períodos anteriores. A expectativa de rendimento permanece em 1.265 kg/ha, significando uma redução de 27% da projeção inicial.

A maior parte dos cultivos de segunda safra encontra-se em fases reprodutivas, sendo que 70% da área cultivada está em florescimento e em enchimento de grãos. As lavouras em maturação representam 15%, e em desenvolvimento vegetativo 4%. A colheita foi realizada em 11%, e os rendimentos aproximam-se de 1.600 kg/ha.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro