Informação é chave para o agro enfrentar críticas
No 10º CBSoja, Edivaldo Domingues Velini apresentou informações sobre os aspectos sustentáveis do setor
A escolha correta da graxa pode fazer diferença significativa na durabilidade dos componentes e no desempenho de máquinas e implementos agrícolas. Essenciais para reduzir o atrito e o desgaste de peças em movimento, as graxas também contribuem para o controle da temperatura de operação e a manutenção eficiente dos equipamentos.
“Não é preciso utilizar uma graxa superior à necessária, mas escolher a correta com base nas aplicações”, explica Alberto Kurosawa (na foto), gerente de engenharia da GTOP-GBR. A empresa, que tem distribuição exclusiva pela Imdepa em todo o Brasil, conta com um portfólio diversificado de graxas com diferentes formulações, voltadas para usos específicos conforme as condições de trabalho.
Entre as opções estão produtos com espessantes à base de cálcio ou lítio, adequados para aplicações gerais, como lubrificação de chassis, pinos e rolamentos. Já em situações que exigem maior resistência a cargas elevadas e vibrações - como ocorre em implementos agrícolas ou em máquinas operando sob condições severas -, entram em cena formulações com aditivos de extrema pressão, como a graxa EP2, ou produtos com base de poliureia.
A graxa de Poliureia Ultra 260 é uma das alternativas indicadas para serviços pesados. Com alto ponto de gota e estabilidade mecânica, é projetada para trabalhar em rolamentos submetidos a altas rotações e temperaturas, com baixa emissão de ruído e maior intervalo entre as manutenções. A formulação também oferece resistência à água, oxidação e vibrações, ampliando sua aplicação para tratores, colheitadeiras, equipamentos de construção civil e até para motores elétricos industriais.
As graxas da linha estão disponíveis em embalagens que vão desde cartuchos de 385g até tambores de 170kg, possibilitando adequação ao porte da operação e ao tipo de uso. Segundo Kurosawa, o uso correto desses lubrificantes contribui para a proteção dos equipamentos, reduz a necessidade de manutenções frequentes e ajuda a manter a produtividade no campo e na indústria.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura