Treinamento para setor de serviços marca a nova fase da Rede de Agricultura de Precisão
A oficina é realizada nesta sexta-feira (09/09), a partir das 8h30, na Embrapa Instrumentação, em São Carlos (SP)
A Ihara, fabricante de defensivos agrícolas, por meio de seu programa de sustentabilidade, o “Sustente IHARA”, anunciou a escolha do projeto BPA do HF Advance Club, como grande vencedor entre as iniciativas do segmento em 2016. A ideia engloba os principais preceitos das boas práticas no campo, desde a plantação à chegada do produto nos supermercados. O projeto subiu ao pódio junto com as iniciativas da FRISIA e da Coopertradição, segunda e terceiras colocadas, respectivamente.
“O projeto de BPA do HF Advance Club teve maior abrangência em assuntos diversos ligados ao “sistema de produção de HF dentro da porteira” que, ao mesmo tempo, contemplavam todos os tópicos do tema. Abordaram o processo de transporte, prática de uso e até o descarte das embalagens vazias”, explica Giovanna Campos, supervisora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Ihara.
Em 2016, o tema escolhido para os projetos do “Sustente IHARA” foi o "Uso Correto de Defensivos Agrícolas". “Nosso objetivo com esse projeto é engajar os clientes, apresentando a eles a importância da sustentabilidade e a dimensão dos resultados que podem ser conquistados. Uma vez que conseguem ter um alcance maior, não só a empresa ganha, mas as regiões em que as iniciativas estão implantadas também”, reforça Giovanna. A entrega dos prêmios foi feita durante o Evento Taiô, encontro que reúne diversos clientes estratégicos da companhia para uma troca de experiências sobre o mercado.
União pelo bem comum
De acordo com Mário Pinhão, diretor do Grupo Agro, o HF Advance Club criou o projeto de boas práticas agrícolas com objetivo de explicar e pontuar porque elas são importantes para toda a cadeia. O foco central é o conceito de alimento próprio para consumo, ou seja, alimento seguro. “O consumidor começou a se preocupar com o meio ambiente e com a vida das pessoas no campo. Por isso, tem exigido cada vez mais qualidade e a segurança naquilo que consome”, explica.
A iniciativa fez tanto sucesso que os responsáveis pensam em levá-la cada vez mais adiante. “Foi muito gratificante receber o prêmio. Acredito que ele foi o resultado de todo o trabalho que fizemos em conjunto”, explica Eidy Sasahara, proprietário da empresa Sasahara integrante do HF Advance Club. Segundo ele, a ideia surgiu após um longo período estudando as necessidades dos produtores.
“Esse foi um projeto que fizemos para procurar dar sustentação aos hortifrutigranjeiros, atuando na comercialização do produto com rastreabilidade, boas práticas agrícolas, além de pensar na parte ambiental e social, como os trabalhadores rurais envolvidos na cadeia de produção, o descarte correto de embalagens e o uso de produtos que tenham registros para a cultura”, diz Natalino Neto, gerente da empresa Tomatec, outra empresa integrante do HF Advance Club, conta que o grupo está apenas no início do projeto, mas já é possível colher os resultados. “Enxergamos muitos caminhos para trilhar”, pontua. Para ele, o principal objetivo da iniciativa é contribuir com o envio e recebimento de informações consistentes dos agricultores. “Esse conhecimento capitalizado faz com que eles entreguem cada vez mais um produto de qualidade e sem resíduo defensivo”, finaliza.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura