Londrina vai contar com espaço para educação ambiental

01.10.2009 | 20:59 (UTC -3)

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), Lygia Pupatto, e a coordenadora do projeto de Educação Ambiental da Embrapa Soja, Vania Castiglioni, visitam a Embrapa Soja (Londrina-PR), nesta sexta-feira (02/10), às 16h, para acompanhar a execução do projeto que trata da implantação do Espaço de Educação Ambiental (EEA).

O EEA localiza-se na antiga sede da Fazenda Santa Terezinha, que passou a abrigar a Embrapa Soja em 1989. Atualmente o local possui duas casas alvenaria, um barracão e uma tulha de café desativados, uma represa, floresta ciliar, mata secundária e diversidade de fauna e flora a ser catalogada.

A SETI disponibilizou R$ 462,6 mil para adequação do espaço, aquisição de equipamentos de informática, mobiliário, produção de materiais de divulgação, capacitação de monitores ambientais, entre outras ações. Do total, 54% serão destinados para a reforma das instalações existentes, que darão suporte à execução das atividades de educação ambiental. O espaço contará também com uma trilha ecológica.

O principal objetivo do projeto é promover a educação ambiental, por meio de atividades que contemplem os conceitos de práticas ambientalmente corretas, associadas ao desenvolvimento da agricultura. “Pretendemos oferecer o espaço de educação ambiental como recurso extra-didático em apoio às instituições de ensino que desenvolvem o tema em sala de aula”, afirma a coordenadora do projeto na Embrapa, Vania Castiglioni. “Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer tecnologias aplicadas à produção agrícola que minimizam os impactos negativos ao meio ambiente”, explica.

O projeto financiado pela SETI é uma parceria entre a Embrapa Soja, Núcleo Regional de Educação de Londrina, Universidade Estadual de Londrina e instituto Emater-PR. “Valorizamos muito os projetos realizados conjuntamente por instituições de ensino, pesquisa e extensão rural, porque uma parceria como esta consegue potencializar a transferência dos conhecimentos gerados”, enfatiza a secretária Lygia Pupatto.

Lebna Landgraf

Embrapa Soja

(43) 3371-6061 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro